Pilates: um grande aliado contra a “barriguinha”

Pilates: um grande aliado contra a “barriguinha”


Como já dissemos antes, o Pilates é uma atividade física que trabalha o corpo de forma global. É uma excelente atividade física para os que não gostam do ambiente de academia, ou séries de exercícios repetitivas. É uma atividade física que envolve diversos princípios, tais como concentração, respiração e fluidez de movimentos.

Nesse post, daremos ênfase no benefício que o Pilates traz para quem busca eliminar barriga ou aumentar sua definição pois é um dos principais objetivos das pessoas em geral ao procurarem uma atividade física.


Os exercícios praticados no Pilates são excelentes aliados para definir o abdômen, pois em todos os exercícios, o princípio básico é a ativação dos músculos do abdômen (profundos e superficiais), a musculatura profunda ajuda a manter respiração correta a estabilização do centro de equilíbrio e a melhora postural, os músculos superficiais são muito solicitados na execução dos movimentos, o que contribui para melhorar a definição da musculatura.


Outro princípio que ajuda no fortalecimento da região abdominal e é bastante utilizado no Pilates é a respiração, devemos inspirar profundamente e, ao expirar, projetar o umbigo em direção às costas, contraindo os músculos da barriga. Essa respiração é trabalhada em todos os exercícios.

Os exercícios podem ser iniciados com menor intensidade e movimentos mais simples, com o tempo, pode-se aumentar a dificuldade dos movimentos, o que exigirá maior força da musculatura.


Outro fator que influencia nesse objetivo é a boa postura que o Pilates proporciona e que é fundamental para eliminar a barriga. A má postura pode gerar um desequilíbrio muscular, evidenciar a fraqueza da musculatura abdominal, aumento da lordose lombar, protusão dos ombros por fraqueza ou encurtamento da musculatura da região, que passará a impressão de que a barriga é maior do que realmente é. Devido a isso, uma boa postura, com músculos alongados o suficiente para manter os movimentos e fortes o suficiente para manter a postura correta é muito importante.

Para maior eficiência, podemos associar o Pilates com outros exercícios, um bom exemplo é associa-lo com caminhada. Podemos utilizar alguns princípios do Pilates, como a respiração e utilizar um de seus benefícios que é a melhora da postura devido ao aumento da força abdominal. Isso é explicado, pois ao caminhar sem manter a postura, sobrecarregamos algumas partes do corpo, como os ombros, isso deixa o corpo mais cansado.

" Ao caminharmos com a postura, pensando no centro de força que é trabalhado no pilates, distribuímos mais corretamente o peso, que aumenta o número de músculos a serem trabalhados e maior gasto de energia".



Olá, meu nome é Thiago, sou Fisioterapeuta, tenho formação nas áreas de RPG, Aurículo acupuntura, Shiatsu e Pilates, sou membro da Associação Brasileira de Pilates ( ABP ). Estarei escrevendo semanalmente um tema sobre saúde, que compreenda as minhas áreas de atuação.

Dr° Thiago,

Fisioterapeuta, membro da Associação Brasileira de Pilates(ABP)
www.fisioterapias.com.br

16 comentários:

Meninas de Pantufa disse...

Olá Dr° Thiago, bom dia!
A pessoa que faz academia pode fazer pilates tb? ou seria um excesso de exercícios físicos? Ah e outra coisa... Pilates pode ser feito junto com a hidroginástica? Pq já vi algumas fotos de pessoas fazendo Pilates na água...

bjssss

ANINHA disse...

Oiii ... tenho algumas amigas q fazem e além de amar tiveram sim um bom resultado mas depois de 1, 2 anos fazendo ... já eu prefiro o agito da academia ... rs ... legal o post.

Rafael Silveira disse...

Otimo, realmente muito bom. Vou aderir a essa maneira de fazer exercicios, não gosto do ambiente das academias.
Grande abraço Dr. Thiago!

exoticlic.com disse...

wow será tão eficaz mesmo?

mas acho que o prazo pra ver alguma diferença é longooooooo

Shaulla Figueira disse...

Nossa, adorei o post! Acho o assunto superinteressante. Sem contar o Dr. Thiago! hihihihi

Yasmin disse...

Sera q é muito caro a aula de pilates?


bjs

Raissa disse...

Adorei o post, sempre fui muito interessada em Pilates, mas aqui perto de onde moro não tem muitos locais que oferecem essa prática, queria fazer justamente por causa da postura, para deixá-la melhor, afinal uma postura bonita é importante tanto para a aparência como para a saúde. E faço das perguntas da primeira menina as minhas também, porque eu já faço academia, será que faz mal fazer pilates também? Gostaria de saber.

Carolina disse...

Olá Dr° Thiago!!!
Amei o Post !

Realmente ninguém está feliz com sua "barriguinha"!rs

Principalmente porque existem pessoas magras, mas com uma barriguinha, que na verdade, é 90% postura! Assim como você citou, e eu já ouvi comprovacoes, o Pilates trabalha bastante a postura, com certeza resultando em uma barriguinha melhor!Amei!

Beijinhos
Carolina

Thiago disse...

Oii Meninas de Pantufa..rs.. td bem ?
Pode combinar o pilates com outra atividade física sim, geralmente recomendo algo tipo caminhada, etc. Existem umas variações do pilates, como por ex o pilates na água, mas não sei quais os princípios que utilizam, ja que a agua tem algumas propriedades que podem influenciar nos exercícios.
Bjoss

Thiago disse...

Oii Aninha, td bem?
Obrigado pelo comentário ...
Bjoo

Thiago disse...

Oi Rafael Silveira, td bem ??
Obrigado pelo comentário.
Muitos lugares (talvez a maioria) deixam fazer uma aula experimental de pilates p/ ver se gosta, eu costumo fazer isso, é bom p/ a pessoa ver se gosta e se eé o que espera.
Abraços

Thiago disse...

Olá exoticlic.com.
Os resultados variam de pessoa p/ pessoa e existem outros fatores que interferem no resultado, como alimentação por ex.
Bjoo

Thiago disse...

Oii Shaulla Figueira, td bem?
Obrigado pelo comentárioo...
Se tiver algum assunto que ache interessante pode sugerir como próximo post tbm...
Bjoos

Thiago disse...

Olá Yasmin.
Os preços das aulas variam muito da região em que vc procura. Depende também se a aula é individual, dupla, em grupo e quantas pessoas tem no grupo.
Bjoss

Thiago disse...

Olá Raissa, td bem ?
Pode associar o pilates com outra atividade sim, podem ser utilizadas para finalidades diferentes e para uma atividade completar a outra. Só deve lembrar de respeitar os limites do corpo e ter um tempo para descanso.
Bjoss

Thiago disse...

Oii Carolina, td bemm?
Obrigado pelo comentárioo..
É verdade, muitas pessoas tem bons resultados melhorando a postura, aliada ao fortalecimento que é feito, pode-se conseguir bons resultados..
Bjooos