Método Pilates

Para o primeiro post, decidimos falar um pouco sobre o Pilates.
www.fisioterapias.com.br

O que é ?

O Método Pilates é um conjunto de exercícios integra o corpo e a mente visando o reequilíbrio do corpo, alívio de dores, entre outros benefícios que serão citados nesse texto.
Diferentemente de academias, no Pilates não é necessário repetir ou seguir uma rotina de exercícios, portanto, é possível inovar a cada aula. Isso é um grande diferencial para pessoas que não gostam de frequentar academias.
A progressão dos exercícios deveram ser feitas de acordo com cada aluno (aumento de instabilidade e carga, por ex.).
As aulas podem ser realizadas em aparelhos (Studio) ou no solo (Mat Pilates). Apesar da diferença, ambos englobam os mesmos princípios, portanto, pode-se obter bons resultados tanto no solo como nos aparelhos.

Princípios do Pilates:

Concentração: Os exercícios devem ser realizados com atenção, deve-se sempre prestar atenção nos músculos que está realizando o exercício, para que se concentre a força no local exato, integrando dessa forma, a mente e o corpo.
Respiração: No Pilates, a respiração é muito importante pois mantém a boa oxigenação do sangue. A regra que deve ser seguida é que: inspira durante a preparação do movimento e expira quando executa. Essa respiração pode ser treinada previamente.

Centralização: Segundo Joseph Pilates, o corpo tem um centro de força, onde se iniciam os movimentos. Tal centro de força é chamado de “Power House”, que no método pilates é fortalecido em todos os exercícios, proporcionando assim, melhor estabilização da postura e maior controle do corpo todo. Devido a esse fortalecimento, o Pilates, torna-se uma ótima opção para o fortalecimento abdominal.

Controle:
Os movimentos devem ser realizados de forma lenta. Com o passar do tempo, ganha-se mais consciência corporal e resistência.
Precisão: Deve-se evitar compensações do corpo durante a realização do movimento, deve ser um movimento preciso.

Fluidez:
Os movimentos devem ser sempre contínuos e ritmados. Deve-se buscar sempre a maior harmonia possível entre o corpo durante a realização do exercício, evitando compensações que podem ser prejudiciais.

Benefícios do Pilates:

Tonificação Muscular: O Pilates tonificará todos os músculos, proporciona cintura e abdome definidos. Permite que os músculos se tornem mais fortes e resistentes.

Melhora da postura:
Visando a integração do corpo, sem compensações, o método ajudará a manter uma postura adequada, evitando lesões e aliviando dores decorrentes de má postura.

Alivia o Estresse:
O método fará com que a pessoa respire melhor, com mais qualidade. Aprender a respirar corretamente e melhor, é um dos grandes benefícios do método.

Trabalho Global:
Trabalha o corpo inteiro de maneira conjunta, integrando vários sistemas.

Outros benefícios como:
Corpo em harmonia, Coordenação, Flexibilidade, Melhora da disposição e corpo e mente sadios.
Os resultados variam de pessoa para pessoa, mas em uma média de 2 a 3 meses as mudanças são visíveis.

Obs. Assim como toda atividade física, o Pilates deve ser feito com uma pessoa habilitada para desenvolver tal método, para que seja tirado o máximo proveito de seus benefícios e se evite lesões.

www.fisioterapias.com.br

15 comentários:

DIVÃ DA MULHER disse...

OI amiga..tem selinho p ti lá no Divã tá?bjs!

Aninha disse...

Sempre tive vontade de praticar pilates, mas como amo academia nunca tive tempo ... rs ... entre outros motivos, o que mais me chamou a atenção p o pilates foi que trabalha bem a concentração ... sou super distraída, difícil de me concentrar, acho q vai ajudar ... hehehe. Abção.
Parabéns pelo post.

Ana Paula disse...

ahhhhhhh..adorei a matéria!

Queria muito ter tempo pra fazer pilates e ioga.

bjs

Agrilla Bass disse...

eu que odeio exercícios. estou amando o pilates. e o melhor, não soa e não tem música ruim tocando.

Rafael Silveira disse...

Olá Dr. Thiago!
Seu primeiro post é muito bom!
Realmente, exercicios alternativos para quem prefere não ir a academia.
E parece ser um método muito interessante.
Eu costumo fazer abdominais e flexões em casa, quer dizer que eu pratico o método de Pilates?

Pri Stein disse...

Parabéns!

Matéria super relevante...

;D

Fernanda Maciel disse...

Pilates eu não fiz ainda... mas já tive que fazer RPG... e cansa... e dói... ô meu deus!
eu tenho escoliose séria, e meu médico indicou a RPG.
tem exercicios que são beeeem bons *__* tipo, de relaxar, mas tem outros, vish! porém tudo é muito bom! ajuda muito na postura, respiração principalmente.
e eu também faço natação né... já ajuda mais ainda. ;)

beijos pra ti :*

Meninas de Pantufa disse...

Divã da Mulher...
olá amiga.. obrigado por lembrar de mim.. já passei e peguei...

bjs..........


Aninha......
é sim.. eu tb sou muito distraída... afff.. cometo cada gaf por causa disso..kk

bjs...........

Meninas de Pantufa disse...

Ana Paula..
ai é verdade com a correria do dia é difícil.. mas Pilates é bom ......

bj........................


Agrilla Bass........
que legal.. não fazia idéia que seria assim.....
obrigado pelo depô.....

bjs...........

Meninas de Pantufa disse...

Rafael Silveira...
gostei da pergunta.. já vou encaminhar ao Dr. Thiago e assim que me mandar a resposta te envio tá...

bjs............


Pri..
amiga valeu pelo apóio.........


bjs.................

Meninas de Pantufa disse...

Feufa Maciel.....
obrigado pelo seu depoimento.. na verade não sabia ao certo para que serve a RPG.. que mais pra frente terá um post só disso... o Dr. Thiago nos falará mais sobre isso..
Natação é gostoso né... qdo criança eu fazia natação.. mas a minha mãe me colocou na intenção que eu emagreceria..hahahahahaha coitadinha.. eu voltava da natação e queria comer mais e mais ainda..rskkkkkkkk

bjs................

Meninas de Pantufa disse...

Ops..
Dr. Thiago, o Método Pilates ajuda a emagrecer tb?

Unknown disse...

Olá Rafael Silveira.
Obrigado pelo seu cometário.
Abdominais e flexões ajudam a tomificar a musculatura, porém, o método Pilates engloba outros princípios além desse. O Pilates é muito eficaz para a região abdominal pois todos os exercícios trabalham mantendo a postura e utilizando um centro de força, para isso a musculatura abdominal é bem exigira.
Espero ter tirado a sua dúvida.
Abraços.

Unknown disse...

Olá Meninas de Pantufa.
Todas as atividades físicas de certo modo, auxiliam na perda de peso. O pilates queima algumas calorias com os exercícios, porém, os outros princípios que citamos auxiliam no controle da ansiedade, que é um fator que leva ao ganho de peso e/ou atrapalha o emagrecimento. O pilates entre os outros benefícios pode equilibrar emocionalmente a pessoa que pratica o método, deixando-a menos aciosa, que pode auxiliar na perda de peso.

Abraços.

Unknown disse...

Pilates é tudo de bom. Faço 3 vezes por semana. Melhorou minha enxaqueca,estou emagrecendo, estou respirando maravilhosamente bem, coisa que não fazia antes e, o principal, tinha um bela escoliose. Minha coluna está uma beleza, quase 100% alinhada. Incrivel!Minha fisioterapeuta é fantástica! bjs