Sedentarismo: A doença do próximo Milênio


Olá, hoje vamos falar sobre um problema que se torna cada dia mais comum.


O sedentarismo, se torna cada vez mais comum e cada vez mais ouvimos dizer coisas a respeito. Já está sendo considerado a doença do próximo milênio, isso causado em grande parte, pelas evoluções e facilidades que o mundo moderno vem nos proporcionando. É cada vez mais comum substituirmos certas atividades por outras que exijam menos energia.

O sedentarismo é definido como a falta ou diminuição de atividades físicas. O termo não está relacionado apenas a atividades esportivas e sim a diminuição de gasto de calorias em atividades comuns, ocupacionais, durante a semana, esse gasto define se o indivíduo é ativo ou sedentário. Para não ser considerado um indivíduo sedentário, deve-se gastar em média de 2000 a 2200 calorias.

Essa doença que é cada vez mais comum na vida moderna pode trazer muitos riscos para a saúde, isso pode ser um dos fatores que explicam o aumento da incidência de algumas doenças nos últimos anos, mas é claro que outros fatores em conjunto contribuem para isso.

Algumas doenças causadas ou agravadas pelo sedentarismo são:

• Obesidade;
• Diabetes;
• Aumento do colesterol ruim (LDL);
• Depósito de gordura nas artérias;
• Hipertensão arterial;
• Infarto;
• Stress;
• Ansiedade;
• Má postura;
• Perda de massa muscular;
• Dores;
• Baixa resistência orgânica;
• Cansaço.

Com o sedentarismo, alguns órgãos entram em desuso, ou ao menos são utilizados menos do que o ideal ou necessário.

Para deixarmos de ser sedentário, existem muitas alternativas, cada pessoa deve ver o tipo de atividade que lhe agrada mais, hoje em dia existem muitas alternativas, como: aulas em grupo, ao ar livre, em diferentes ambientes. O tipo de atividade não é importante, o importante realizar atividades de 3 a 5x por semana com duração de 40 a 60 minutos, com intensidade moderada.

Hoje em dia, menos da metade da população brasileira relata se exercitar com certa frequência

Uma pessoa sedentária que começa a praticar alguma atividade física que a agrada, começa a sentir os benefícios rapidamente, se sentem melhor, mais animadas, e acaba ficando mais estimulada a se movimentar, além de diminuir muito o risco de desenvolver algumas doenças.

Alguns benefícios e motivos para deixar a vida sedentária são:

• Reduz o risco de morrer prematuramente;
• Reduz os riscos de doença cardiovascular;
• Diminui o risco de desenvolver diabetes;
• Ajuda a diminuir a pressão sanguínea em hipertensos;
• Diminui os sentimentos de ansiedade e depressão;
• Ajuda a controlar o peso corporal;
• Ajuda idosos a ficarem mais fortes e mais capazes de mover se cair;
• Promove o bem-estar psicológico;
• Ajuda a manter ossos, músculos e articulações saudáveis;
• Melhora a forma física.

Seja qual for a atividade, é importante manter o corpo sempre ativo, as modernidades surgiram para facilitar a nossa vida, porém não podemos deixar que isso prejudique a nossa saúde.


Veja Também:
Shiatsu
Pilates
RPG

22 comentários:

Vanessa disse...

Ih, sou mega sedentária. Já fui super ativa, aí cansei e agora quero paz na vida...rs

Mas estou ciente dos problemas que isso traz.


Andreza, fiquei gripada sexta e acabei naão fazendo nada no fim de semana, nem aquelas makes, tá? Com cara horrível de gripada não dava memso, né? Farei no próximo.
Bjss

DIVÃ DA MULHER disse...

Poxa..eu estou mudando várias coisas na miinha vida e com certeza o sedentarismo é uma delas.


Adorei a matéria,bjs!

Linda disse...

Ótimo texto! Isso é muito sério, mas é uma doença difícil de tratar... precisamos de muita força de vontade... Eu estou completamente entregue!!! kkkk
Não faço nada e nem tenho vontade de fazer, ou melhor, não tenho energia.
Bjss

Aninha disse...

Hj posso dizer que não sou sedentária ... uhúúú, faço atividade física 5 x por semana no mínimo e estou perdendo peso mesmo comendo o q não devo ... rs ... devagar mas eliminando. Em 2 semanas eliminei 1,5kg ... hehehe!!!
Mto legal o post!!!
Bjooo DRÊ

Carolina disse...

Oiii Doutor !
Que ótima matéria!!!
Adorei que voce mostrou que o "Sedentarismo" não é só sinônimo de "preguiça" e sim, o começo de uma doença!

Te vejo amanhã, na sessão de Pilates!!=)
Beijão
Carolina

NÃO SOU SEDENTÄRIA !!! Faço Pilates a um tempinho com ele, e é Maravilhoso! voces deveriam experimentar!:D

Unknown disse...

Dr. Thiago,
Gostaria de Parabenizá-lo pela excelente matéria sobre "Sedentarismo".
Fica claro o quanto sabe do assunto.
Gostaria de sugerí-lo que escreva um pouco sobre o excesso dos exercícios físicos, como horas e horas de estereiras...
Isso faz bem? Quanto tempo por dia? O alongamento não é mais importante?
Se puder esclarecer essas dúvidas, tenho certeza que será muito útil.

Abraços

Rita De Marchi
Economista/Advogada

disse...

Estes posts saúde estão demais.
Tudo bem é tapa de luva em mim direto, mas é importantíssimo, né.
Preciso sim de novos hábitos.

Beijokas

Bala Salgada disse...

Essa será a maior doença? Meduu.

Tem um selinho esperando por você, Mulher bem resolvida.
Beijos!!

Anônimo disse...

Menina, eu tenho que confessar que sou sedentária. Não consigo praticar uma atividade física por muito tempo. Na primeira semana me animo e faço tudo certinho, depois não faço mais. Já tentei dança, academia, caminhada...não suporto esportes. Hahaahahhaha.

http://detudonaarte.blogspot.com disse...

Olá!
Muito boa a matéria! Será que os trabalhos domésticos podem ajudar de alguma forma ?Tem algum efeito como atividade física?
bjs

Unknown disse...

Oi...

Muito interessante o texto!!!

eu nem posso falar mto porque eu levo uma vida sedentaria... que vergonha né... mas um dia eu mudo isso!!!!

bjos

Daiene Calmon disse...

Eu to sedentária! hsaoihsoihoi

To desde dezembro sem quase sair de casa .. acabei os estudos, minha facul só começa mês que vem .. sabe como é né ..

Cansei de tudo, e agora que tenho tempo pra descansar o dia inteiro, é o que eu mais faço rs

Minha mãe as vezes fala pra eu sair, pegar um sol, tomar um ar fresco .. mas a preguiça toma conta de miim !

Jah cheguei a ficar uns 15 dias, sem sair de casa, sem botar o pé no portão pra nada .. por pura preguiça de sair mesmo .. horrivel isso né?

Mas mês que vem vo voltar a atiiva! Prometo pra mim mesma! haha

beijaão!

Unknown disse...

Olá Aline, td bem ?
Obrigado pelo comentário.
Bjs

Unknown disse...

Olá Liciane.
Obrigado pelo comentário..
kk
bjo

Unknown disse...

Olá ANINHA.
Parabéns pelos resultados que vem obtendo e obrigado pelo comentário..
Bjoos

Unknown disse...

Oii Carolinaa.
É verdade..você não é sedentária kkk
Bjãoo

Unknown disse...

Olá Rita, td bem ?
É verdade, exercícios em excesso também pode prejudicar o corpo.
Obrigado pela sugestão, é mesmo um bom tema, terá um post sobre isso sim.
Bjoo

Unknown disse...

Olá Dê, td bem ?
Obrigado pelo comentário..
Bjoo

Unknown disse...

Olá Bala Salgada.
kkkk.. sim, segundo alguns estudos, principalmente pelos problemas que o sedentarismo pode causar ou agravar..
Bjoo

Unknown disse...

Olá Carmen.
As atividades físicas devem ser praticadas de maneira correta, nem sempre os exc. domésticos são realizados dessa forma. Também é preciso fazer um número ou quantia certa, assim como frequência, tempo.
Bjoo

Unknown disse...

Olá Meiri, td bem ?
Que bom que achou interessante.
Sim, mude pois é mto importante..rs
Bjoo

Unknown disse...

Oii Daiene Calmon, como vai?
Ah simm, as vezes quanto mais descansamos, mais da vontade de ficar parado..da mais preguiça..rsrs
Bjoos