Auriculoterapia ou acupuntura auricular

O emprego da auriculoterapia no tratamento ou prevenção de algumas patologias não é recente, existem livros que relatam o uso do pavilhão auricular para isso ha cerca de 4 mil anos atras.

A auriculoterapia baseia-se no princípio de que os pontos auriculares estão relacionados com as várias partes do corpo, a estimulação destes pontos de maneira correta ajudará com que os órgãos correspondentes encontre o seu funcionamento normal.

Essa normalização ocorre pois quaisquer alterações, desequilíbrios orgânicos, ou até mesmo lesões, se refletem em zonas correspondentes no pavilhão auricular.

Quando ha alguma dessas alterações, podemos encontrar na orelha: manchas, erupções, dores ou algum outro tipo de anormalidade que será analisada no exame físico realizado pelo profissional.

Como é feito o tratamento:
Após ser feito o exame do pavilhão auricular, achamos os chamados pontos. Por meio de aplicações de agulha ou outro material nesses pontos, prescreve-se um tratamento, que deverá ser feito até a cura ou a um grande alívio de tais sintomas.

Existem mais de 150 pontos na orelha. A localização destes pontos se assemelha a posição de um feto.

Existem diversas formas de estimulação:
1) Micro-agulhas (agulhas de 1 a 2mm);
2) Sementes;
3) Esferas metálicas ou de cristais;
4) Eletroestimulação que não é muito usada, mas se torna uma boa alternativa para quem não gosta de agulhas;
5) Agulhas Sistêmicas.
Ao serem colocadas as micro-agulhas, sementes ou esferas metálicas, estas permanecem na orelha por alguns dias e geralmente saem sozinhas, quando isso não ocorre, é substituída na próxima sessão, já a agulha sistêmica é retirada na mesma sessão em que é aplicada.

A duração da aplicação varia de pessoa para pessoa, por diversos fatores, assim como os efeitos e o numero de sessões necessárias.

Com a auriculoterapia, pode-se tratar ou auxiliar o tratamento de: sinusite, tendinite, obesidade, vícios, dores em geral, gastrite, enxaqueca, ansiedade, stress, TPM, entre outros.

Obs. A auriculoterapia deve ser utilizada como tratamento complementar. Os resultados geralmente são muito bons, porém não se deve substituir o tratamento médico (se estiver realizando).



Dr° Thiago,
Fisioterapeuta, membro da Associação Brasileira de Pilates ( ABP )

www.fisioterapias.com.br


Ops.. observação da Pantufinha!:
Ah o Dr. Thiago sempre trazendo esses seus textos maravilhosos.....
É muito interessante esse texto, pois eu pensava que acupuntura fosse só colocar as agulhinhas na orelha e pronto.. lógico que sei que tem aqueles pontos.. mas não imagina que seriam taaannntos pontos!!!!!
O que me chamou mais a atenção é que se compara a orelha a um feto! que fofinho!!!! Será que foi só eu que não sabia dessas coisas?!
Bjs..







Andreza......

28 comentários:

Blog Dri Viaro disse...

Muito legal essa materia
bjsss boa semana

DIVÃ DA MULHER disse...

Bom conhecer mais sobre o assunto...

Paulo disse...

Gostaria tanto de acreditar nessas coisas!Mas como já disse(cantou)Rita Lee:não acredito em nada,mas não duvido da fé!Interessante essa comparação da orelha(formato)com o feto!


bjs!

Ana Paula disse...

Adorei a matéria.

Eu já fiz acupuntura com sementes...e funcionouuuu..achei incrível! rsrsr

bjs

Meninas de Pantufa disse...

Dri Viario..
obrigado pela visitinha.....
boa semana pra vc tb..

bjs........


Divã da mulher.....
é sim..
obrigado pela visitinha parceira.....

bjs...............

Meninas de Pantufa disse...

Expresso da moda....
sério que não acredita?? já experimentou??/ a Gretchen (não sei se podemos colocá-la como parâmetro rsss) mas ela diz que para ela resolve.......rssss

bjs..............

Meninas de Pantufa disse...

Ana Paula......
Sério com sementes???
tá vendo como não sei de muita coisa...rssss
.

beijos,..........

Guta Lepste disse...

Oi florzinha gostaria de convida-la a conhecer meu bloguito e site de bolsas e acessórios www.mafolie.com.br
Espero q goste *)
bjokas guta

Laiz disse...

Ah, adoro essas coisas! Talvez até trabalhe com isso algum dia hahah

Sobre o comentário que vc fez la no blog falando do que eu tinha comentado aqui kkk:

juro que meu irmao nao sente frio nunca, pode estar 5 graus ele só usa UMA blusa, e fica de bermuda kkkkk nao me pergunte como ele consegue, mas ele nunca sente frio mesmo!
Agora calor ele sente sim, eu acho kkkkkkk

e eu nao consigo engordar
posso comer horrores e nada!
parece até ser bom, mas eu sou BEM magra, e ja tentei de tudo amiga, serio, nada funcionou.
acho que estou com o mesmo corpo desde os 13 anos
kkkk brincadeira, mes passado eu mudei o horario de dormir e tal dai parece que finalmente eu to chegando la, mas to com 43 quilos ainda (pois é, eu tava com 39 ha uns 2 meses)... é uma merda!

Beijoooo

Ferrockxia disse...

falam tão bem da acunputura eu queria fazer só pra ver se funciona mesmo!

Rafael Silveira disse...

Caraca!
Já vi varias vezes pessoas com as orelhas toda furada....
sajdoiajspokda
nunca soube do que era..
muuuito interessante!
Muito mesmo!
Isso é parecido com a Reflexologia, so que ao inves de ser na orelha e no pé...
Acho muito legal essa da massagem nos pés...

Unknown disse...

Oie

Achei super interessante...
a comparação da orelha com o feto... é de uma criatividade espetacular!!! Hehehe

Bjos

Brechó Maluco disse...

Oi!

Vim te convidar para conhecer meu cantinho.
Passa lá:
http://brecho-maluco.blogspot.com

Bjks

Unknown disse...

Minha irmã faz com sementes. Muito bom! Funciona mesmo. bjuss

Carolina Andrade disse...

Tenho muita vontade de tentar auriculoterapia, resolvendo meu problema seria mil vezes melhor do que remédios. Grande beijo

Bala Salgada disse...

Esse era o nome mais complicado para acumputura? Rs... Esse negócio funciona mesmo, já vi tirar stress, emagrecer, muito bom. Curou meu joelho depois de um acidente de carro, e olha que fiquei uns 3 meses sem andar.

Marcela disse...

Eu faço com semestres pra prevenis enxaquecas! Ajuda muito! É incrível!!
Sim, sim,vamos trocar links! Desculpe não ter respondido antes, mas é que com a correria, não tive tempo =]
Beijinhos

http://detudonaarte.blogspot.com disse...

Muito boa essa matéria!
Já fiz auriculoterapia pra ansiedade e dores na coluna e foi bom.

bjos

Lygia Romão disse...

Olá Dr. Thiago,
Parabéns pela matéria sobre auriculoterapia e pilates, achei muito interessante.
E parabéns também para Meninas de Pantufa por esse espaço e pelos temas abordados.
Bom a minha dúvida é a seguinte, tenho problema na coluna e às vezes crises na cervical chegando a ficar com o pescoço duro/travado, gostaria de saber se com esse tratamento essas dores e crises passariam ser menos intensas?

Anônimo disse...

Já fiz auriculo com sementes para complementar um tratamento pós-cirurgico e funcionou muito bem. Fiz para dor nas costas também e o resultado foi muito bom.

Unknown disse...

Olá Rafael, td bem ??
É mesmo, pode-se relacionar com a reflexologia, partes do corpo são refletidas também nos pés..
Abraços

Unknown disse...

Oi Laiz, td bem ??
É uma área mto legal..pra quem gosta é mto bomm...rs
Bjs

Unknown disse...

Oi FRX.
Obrigado pela visita e comentário.
Os resultados geralmente são mto bons com acupuntura, mas variam de pessoa para pessoa.

Unknown disse...

Oi Meiri, td bem ?
Interessante a comparação né ? e ao observarmos faz sentido mesmo, o desenho e os pontos..hehe
Obrigado pelo comentário.

Unknown disse...

Olá Carol, td bem ?
Obrigado pela visita.
Muitas pessoas procuram para essa finalidade, pode ser uma boa alternativa, dependendo para que seja.

Unknown disse...

Oi Bala Salgada, como vai ?
Obrigado pela visita e pelo seu depoimento...

Bjs

Unknown disse...

OI Lygia, td bem ??
Obrigado pelo comentário..
Muitas pessoas procuram auriculoterapia por dores, principalmente de coluna e cabeça. O que eu observo na prática é que é eficiente em relação a essas dores. Poderia também combinar a aurículoterapia com algo que relaxe a musculatura/diminua a tensão.

Juliana Hipólito disse...

BOA NOITE,
ADOREI A MATERIA, ESTA DE PARABÉNS, MAS EU TENHO 18 ANOS E SÓ PESO 42 KG, MINHA ALTURA É 1.62. A SORTE É QUE TENHO SIOS GRANDES RS, MAS EU GOSTARIA DE SABER, SE ESSE TRATAMENTO SERVE PARA AJUDAR A ENGORDAR, EM QUANTO TEMPO CONSIGO VER OS RESULTADOS, E SE SE DER CERTO, A PESSOA PODE PARAR O TRATAMENTO E FICAR DAKELE JEITO E SE NO FUTURO ISSO PODE PREJUDICAR, POR EX COMEÇAR A ENGORDAR DEMAIS, DESCULPE AS PERGUNTAS PARECEM MEIO IDIOTAS, MAS TENHO ESSAS DUVIDAS. OBRIGADÃO, BJOS