Vitaminas

Meu nome é Regiane sou Enfermeira desde 2005, me formei pela UNINOVE e sou Pós-Graduada em Enfermagem em Urgência e Emergência, já atuei em alguns lugares dentre eles o Hospital das clínicas e, hoje vou esclarecer a vocês sobre as Vitaminas, as diferenças entre elas, suas funções e carências e, o mais importante onde são encontradas as vitaminas nos alimentos.

Vitaminas: Conhecendo um pouco sobre a Função e suas Carências

Introdução:

È um grupo de compostos orgânicos sem relações entre si, indispensáveis ao bom funcionamento do organismo. Mesmo se alimentando com dosagens exatas de carboidratos, lipídios e proteínas, água e sais minerais, um organismo não se desenvolve adequadamente nem tem boa saúde se não estiver recebendo vitaminas. São essenciais para o crescimento normal e para o bem estar físico e mental.

O consumo insuficiente ou exagerado de certas vitaminas pode ocasionar distúrbios nutricionais.

A função das vitaminas é de participação reguladora em todos os processos da nutrição; Crescimento; Desenvolvimento; Reprodução. As vitaminas podem ser classificadas em Lipossolúveis que são solúveis em lipídios e Hidrossolúveis que são solúveis em água.


Vitaminas Lipossolúveis

Vitaminas Hidrossolúveis

- Vitamina A

- Vitaminas do Complexo B – Vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B11B, B12.

- Vitamina D

- Vitamina H

- Vitamina E

- Vitamina C

- Vitamina K




Vitamina A

A vitamina A é estável à luz e ao calor, porém é sensível a radiação ultravioleta e ao ar. O seu local de acumulação e depósito no organismo é o fígado, a sua absorção é a nível de intestino delgado.

Função: É indispensável à integridade da visão noturna, sendo constituinte da púrpura visual da retina, necessária à percepção normal da luz fraca, a formação dos tecidos epiteliais, da estrutura óssea e do esmalte dos dentes, a estimulação do sistema imunológico, ao crescimento dos cabelos e a manutenção da saúde da pele e das mucosas em geral.

Carências específicas: Distúrbios no crescimento, Distúrbios na pele, distúrbios da visão e pouca resistência contra infecções.

Fontes: A vitamina A é encontrada nos alimentos de origem animal como o peixe, fígado, manteiga, leite integral, creme de leite, gema de ovo, vegetais verdes e alaranjados.

Vitamina D

A superfície da pele exposta ao sol sintetiza a maior parte da vitamina utilizada pelo organismo. Sua absorção é a nível de intestinos.

Função: Promover a absorção do cálcio e do fósforo, é essencial para o crescimento e o desenvolvimento normal, é importante na calcificação e formação dos dentes e dos ossos e é necessária para prevenir e curar o raquitismo.

Carências específicas: Causa fragilidade dos ossos e cáries dentárias, fraqueza muscular e câimbras, raquitismo e osteomalácia.

Fontes: A principal fonte de vitamina D é o sol, na alimentação pode ser obtida da gema do ovo, leite, fígado e de alguns peixes, como bacalhau, atum e sardinha.

Vitamina E

A vitamina E foi descoberta em 1922 na Califórnia, durante vários anos ela esteve associada ao processo reprodutivo, em 1972 surgiram outras funções biológicas.

Função: É conhecida como fator antiesterelidade ou vitamina da descendência, é eficaz antioxidante lipídico retardando os efeitos de envelhecimento, protetor das células e suas estruturas, facilita a coagulação e resistência a infecções.

Carências específicas: A deficiência de vitaminas E nos humanos é muito rara.

Fontes: Encontramos na gema do ovo, gérmen de trigo, cereais integrais, tomate, folhas verdes, manteiga, fígado, óleos vegetais, castanhas, amendoim, nozes, feijão e ervilhas.

Vitamina K

Sua função é indispensável no fígado para a síntese de várias proteínas relacionadas com a coagulação do sangue, por isso é conhecida como vitamina anti-hemorrágica, eficiente nas hemorragias.

Carências específicas: É geralmente produzida por falhas na absorção ou no aproveitamento pelo fígado e reduz a capacidade de coagulação sanguínea, aumentando a tendência a hemorragias. A carência ocorre mais comumente no recen-nascidos.

Fontes: É encontrada em abundancia nas folhas verdes de certas plantas (espinafre, couve, alface, repolho, ervilha, soja, tomate) e em alimentos de origem animal (fígado, ovo).

10 comentários:

Bala Salgada disse...

Essas dicas são valiosas!

Dance, faz bem e espanta os males. Rs...

Beijos querida.

Nana disse...

Meninas, acho vitamina o must para tudo na vida, não dá para viver sem, então, comer verduras, legumes e tudo variado é um bem danado.
Bjs

Bonitas e bacanas disse...

Que legal essa participação.

É uma ótima tabela pra gente guardar para consultar.

Bjsss

Rafael Silveira disse...

Olhem esse blog!
Muito show!
Eu curto muito as materias do Dr Thiago, e essas sobre alimentação então, me chamam bastante a atenção!
Muito bom mesmo!
Grande abraço! Sucesso!

Bonitas e bacanas disse...

Olha, eu vou abrir uma lojinha online logo de makes importadas. Depois vc olha e vê se te interessa. Claro que fica mais caro que comprar fora, mas como eu vou comprar bastante coisa de uma vez, o frete vai compensar e não vou vender caro como as lojas aqui.

Bjsss

exoticlic.com disse...

pele extremamente seca ao ponto de esfarelar tipo caspa poderia ser ausencia de qual vitamina?

*K-rol* disse...

obrigadah!

as dicas saum sempre show!

deixei um selinho no blog pra vcs...!

beijooo!

Cinderela disse...

Oi querida tudo bem?
tem selinho pra vc no meu blog
selinho fashion

bjokas

ANINHA disse...

Mto legal, não sabia nada sobre o assunto ... tô aprendendo mto por aqui. Bjooo

Drica disse...

Oi,adorei seu blog e todas as dicas. bjos