Dietas Extremistas X Metas Possíveis


Dietas Extremistas versus Metas Possíveis


Existe uma frase que ouvi de uma profissional da área de saúde que é a bem realista em se tratando da Obesidade:

“Dieta é contraproducente e leva a Obesidade”

É muito importante pensarmos nessa questão, pois compramos várias idéias, várias receitas e não paramos para avaliar que com tudo o que se fala do assunto, a obesidade continua crescendo.

Dietas… a todo momento surge uma nova, uma nova promessa, uma nova expectativa de que agora vai… Vai sim, novamente vamos nos enganar que desta vez vai dar certo, e vamos lá, deixar de comer isso, ou só comer aquilo e eu lhes pergunto:

Comer é para vida toda e você vai comer só isso ou fazer dieta o resto da vida?

Nesse momento ao pararmos para pensar, veremos que isso não é possível, que queremos ter uma boa relação com a comida e, sobretudo com nós mesmas.

Temos que aprender a viver na sociedade, com as festas de família, com as festas de crianças, com a páscoa, natal, enfim, viver com a comida de forma tranqüila e não viver em função dela.

Ouço o tempo todo pessoas que dizem querem emagrecer, que fazem Reeducação Alimentar, quando na verdade fazem é privação de alimentos que são importantes para o bom funcionamento de nosso corpo e conseqüentemente para a saúde.

Será que não é momento de repensar nossos comportamentos? Nossos valores? Podemos encurtar esse processo doloroso que é o emagrecimento, ao nos permitirmos sermos orientados por profissionais qualificados, e tratar de forma conjunta os aspectos envolvidos nesse processo sofrido que é a perda de peso.

Não existe nenhuma fórmula mágica que vai tirar a gordura de nosso corpo, a não ser pela reeducação alimentar, reeducação afetiva e exercícios físicos.

Emagrecer de forma gradativa e saudável é a melhor idéia que se pode comprar.



Olá, sou Luciana Kotaka ,algumas já me conhecem outras não, sou Psicóloga Clínica, filiada a ABESO, Associação Brasileira de Obesidade e Síndrome Metabólica, pós graduada em Obesidade e Transtornos Alimentares e o foco do meu trabalho é emagrecimento e manutenção de peso e também os transtornos como anorexia, bulimia e compulsão.

Por: Luciana Kotaka
Psicóloga Clínica Silvia Luciana Kotaka
CRP- 08/06502-1
Psicóloga Clínica Transtornos Alimentares
Emagrecimento e Manutenção de Peso
Blog: blog.comportamentomagro.com.br
www.comportamentomagro.com.br

6 comentários:

Engenheira Dietética disse...

Olá, eu te add na minha lista de leitura! vc estava nos meus favoritos no computador... beijos

Uma Pulga em desesperO disse...

E que resiste a uma dieta?! rsrsrs..Bju

ANINHA disse...

É Lu, mto bem colocado, a gente quer milagre e emagrecer é pura matemática, assim como engordar, rs, bj.

Hi disse...

Concordo com tudo a alimentação faz parte de nossa vida desde o nascimento precisamos aprender a conviver bem com ela, tenho um exemplo ruim minha irmã está gordinha mas ou diz que não tem motivação ou endoidece de vez e para de comer não é bem assim né!?

Ana Lúcia disse...

Menina isso é complicado viu...mas se pensarmos bem a mídia tem um papel muito importante nessa compulsão.O q vale é estar bem de saúde.Bjos

Fa Azevedo disse...

Queridona,
mais uma vez arrasou na postagem! parabens!