Chás verde, termogênicos e de Oliveira


Tome três xícaras de chá termogênico ao dia. Nos seguintes horários: em jejum, 20 minutos antes do almoço e do jantar.

Chás termogênicos induzem a lipólise (quebra de células de gordura) e inibem a lipogênese (formação de células de gordura).

O mais famoso é o chá verde (para os benefícios só adianta usar as folhas em infusão ou extrato seco), seguido pelo branco (broto da folha, sabor mais suave) e vermelho (variação fermentada do verde) os três são da mesma planta Camellia sinensis.

A nova vedete é o chá de oliveira, a parte utilizada são as folhas da Canarium album, a qual contém alta concentração de ácidos graxos, fibra alimentar, proteínas, cobre, potássio, magnésio, manganês, selênio, sódio, fósforo, zinco, cromo, agentes bioflavonóides e antioxidantes nas folhas.

Como fazer corretamente o chá

Modo de preparo do chá verde:
colocar a água para aquecer e antes da ebulição (em torno de 90?C tem bolinhas na superfície, mas não ferveu) deve ser retirada do fogo e fazer a infusão na proporção de uma colher de café de chá verde para cada xícara de água ou 1 colher de sopa por litro. O tempo de infusão é de apenas 1 minuto, mais tempo deixará o chá ácido.


Modo de preparo do chá de oliveira: colocar a água para aquecer e antes da ebulição (em torno de 90?C tem bolinhas na superfície, mas não ferveu) deve ser retirada do fogo e fazer a infusão na proporção de uma colher de café de chá verde para cada xícara de água ou 1 colher de sopa por litro. O tempo de infusão é de apenas 5 minutos, mais tempo deixará o chá ácido.

Como armazenar


Os chás podem ser feitos em porções maiores, devendo ser consumido em 24h e jamais armazenado em recipientes de alumínio ou plástico.

Com quem combina o chá verde

Não use a camomila e a erva-doce junto com o chá verde, pois podem interferir de maneira negativa na ação da planta.Se desejar pode ser combinado com outras ervas,ex: capim limão, abacaxi, carqueja, erva mate, cavalinha e picão, que melhoram a atuação do chá nos rins e no fígado.

Contraindicação

O chá verde é contra indicado para portadores de doenças do fígado, hipertensos não controlados e pessoas com sensibilidade a cafeína.Não deve ser usado por gestantes e lactantes.

Para o chá de oliveira ainda não foram encontradas evidências cientificas desaconselhando o seu uso. Não deve ser usado por gestantes e lactantes.
As cápsulas são opções boas para quem não tem disciplina de fazer chá, mas devem conter o extrato seco da planta das partes com propriedades fitoterápicas. Um nutricionista especializado em fitoterapia pode lhe prescrever, caso julgue necessário.

As recomendações acima não dispensam consulta prévia e avaliação do profissional para decidir o que é ideal para cada caso.


A nutricionista Marilize Busato de Oliveira Tamanini, especialista em gestão de negócios na área de alimentação e nutrição, está no mercado há dez anos e trabalha com educação nutricional em seu consultório, localizado no bairro Batel, em Curitiba-PR.

Avaliação antropométrica, bioempedância, educação nutricional e elaboração de planejamentos, alimentares individualizados são algumas das ferramentas utilizadas em seu consultório, onde trabalha com educação nutricional continuada. O trabalho é feito com ética, sempre respeitando as necessidades individuais.
Através da mudança do comportamento alimentar, o cliente passa a ter subsídios para fazer escolhas inteligentes e sente-se motivado para o alcance de suas metas.
Dedica-se à melhoria dos hábitos alimentares das pessoas com flexibilidade e inteligência, sempre respeitando as necessidades e limitações de cada paciente.

Por: Dra. Marilize Tamanini
CRN 8-1012 Nutricionista


Visite seu website www.saudeeprazer.com.br


14 comentários:

viteste disse...

Linda, amei a dica!
Não tomo café e costumo sempre tomar chás, então nada melhor que unir o útil ao agradável, né?

Beijinhos

Anônimo disse...

ja estudei sobre o chá verde encaro qualquer chá mas tenho que espremecer meio limão se não não desce, outra o café antes e depois das refeições ajuda no metabolismo pela cafeína.

Aninha disse...

Adorei o post, vindo de quem entende do assunto então ... legal, estão de parabéns!!!

Engenheira Dietética disse...

Eu quero chá q me emagreça sem dieta !!! kkkkk até hj espero|!

beijos!

Mais Bonita disse...

Simplesmente demais a matéria!!! Utilidade pública rs. Beijos

Anônimo disse...

Tem um selinho pra vc no planeta rsrsr


Beijão

Principe Encantado disse...

Gostei muito do conteúdo de seu blog, você esta de parabéns.Gostaria de saber se existe interesse em torcar nossos links, se sim deixe seu recado em meu mural.Te espero por lá, ok?
Felicidade! É inútil buscá-la em qualquer outro lugar que não seja no calor das relações humanas... Só um bom amigo pode levar-nos pela mão e nos libertar.
Abraços forte

Casadinha Rayane disse...

Oi flor,
Ameii o seu blog e estou te linkando...
Bjuuss :P

Luciana Kotaka disse...

Parabéns Andreza,sabia que ia conseguir...Beijocas!!!

Anabel disse...

Selinho no blog para vc...
Bjos!

http://umamorprecorda.blogspot.com/

Raquel disse...

Olá !
Tem selinho pra vc no meu blog !

Beijo !

Unknown disse...

Tenho preguiça até de tomar chá, rsrsrsrs. Mas obrigado pela dica. Bju...Bom findi!

Unknown disse...

Ola amiga!!! Bom dia!!
Tem selinho no meu blog pra voce!!!!
beijusss e um otimo fds!!!
Maristela

Principe Encantado disse...

Bom dia!
" A grandeza vem não quando as coisas sempre vão bem para você,
mas a grandeza vem quando você é realmente testado, quando você
sofre alguns golpes, algumas decepções, quando a tristeza chega.
Porque apenas se você esteve nos mais profundos vales você poderá
um dia saber o quão magnífico é se estar no topo da mais alta montanha."
Um boa semana para você.
Abraços forte