..Ai que calor..



Mal estar, canseira, preguiça... Nossa tudo isso ao mesmo tempo, e sabe por quê? Estamos na metade da Primavera e prestes a entrar no Verão... Estação Calor, sol... Ufa... Só de pensar nisso que preguiça... Quero deitar em uma rede, sombra e água fresca... Mas por que será que sentimos isso? Por que sentimos preguiça, mal estar com o calor? Se o sol é tão lindo, traz vida, alegria... Bom minhas amigas aí vai à resposta, A alta temperatura e alta umidade do ar intensificam a sensação de mal estar
Em dias muito quentes, o organismo procura fazer "ajustes" para retirar o calor do corpo.
Estes "ajustes" fazem com que o organismo trabalhe de forma mais lenta, dando a sensação de cansaço e fadiga. Os principais mecanismos que permitem a dissipação do calor do corpo são a vaso dilatação das arteríolas da pele, permitindo que a quantidade de sangue que a ela chega seja aumentada e assim, há maior liberação e calor do corpo.

As glândulas sudoríparas secretam mais suor fazendo com que ocorra evaporação da água, resfriando o corpo.
O hormônio antidiurético é liberado em maior quantidade, o que aumenta a absorção de água, pelos rins, e diminui o volume de urina.
Isto é importante, na medida em que o organismo se torna capaz de reter mais água no corpo e assim, poderá perdê-la mais na transpiração. Não podemos também esquecer que alta temperatura e alta umidade do ar intensificam a sensação de mal estar.

Agora vamos pensar se sentimos tão mal com o calor imaginem os animais... Tadinhos...

Vou aproveitar e sair correndo para pegar uma água geladinha....e quem sabe um picolé estupidamente gelado...uuuiiiiiiii...não estou agüentando..fui...
Beijos e até a próxima...

1 comentários:

Aninha disse...

O negócio é beber mta água; Hidrata, faz bem, ajuda na digestão e se gelada de amanhã ajuda no emagrecimento ... rs ... mto bommm!!!