Reflexologia auxiliando no tratamento da TPM.


Reflexologia auxiliando no tratamento da TPM.

A TPM, causada por alterações hormonais na mulher quando se aproxima o período menstrual pode ser tratada ou ter os seus sintomas típicos (insônia, ansiedade, dores de cabeça, mau humor, etc.) aliviados com essa técnica.

Como já dissemos na postagem sobre Reflexologia, o seu princípio é baseado em que todos os órgãos do corpo estão refletidos em pontos na planta dos pés, e ao serem estimulados, estimulam também o funcionamento e aumento da circulação em tal órgão.


No caso da TPM, a pressão é aplicada nos pontos correspondentes ao útero e ovário, claro que se necessário outros pontos serão estimulados.

Podemos associar a Reflexologia com outras técnicas como shiatsu ou massoterapia, a união dessas técnicas fará com que se normalize o fluxo energético aliviando as dores e os outros sintomas.


A Reflexologia pode ser bem utilizada no tratamento dos sintomas da TPM, pois induz a sensação de relaxamento, devido a produção de endorfina que é um analgésico natural.

É importante que antes de se iniciar o tratamento, seja realizada uma análise para saber o nível de desequilíbrio, saber quais sintomas são sentidos, assim como sua intensidade, já que cada organismo apresenta sintomas e intensidades diferentes.

Após feita a análise pode ser iniciado o tratamento. Além dos pontos principais que são identificados, os outros pontos dos pés também serão pressionados para que a sensação de relaxamento seja maior, aumentando a eficácia do tratamento.


São necessárias algumas sessões que podem ser feitas semanalmente, para que se possa sentir a melhora, que é progressiva. A primeira sensação sentida, e mais comum é o relaxamento.

Vale lembrar que esse é um tratamento complementar e que é feito a longo prazo, o número de sessões necessárias variam de pessoa para pessoa, dependendo da intensidade dos sintomas pode ser necessária a combinação com outros tratamentos.


Olá, meu nome é Thiago, sou Fisioterapeuta, tenho formação nas áreas de RPG, Aurículo acupuntura, Shiatsu e Pilates, sou membro da Associação Brasileira de Pilates ( ABP ). Estarei escrevendo semanalmente um tema sobre saúde, que compreenda as minhas áreas de atuação.


www.fisioterapias.com.br

3 comentários:

Graci disse...

Adorei..

Quando to de tpm meu marido nem me olha muito pq chingo ele por qualquer motivo....

beijos

Danielle Signori disse...

oie! adorei o blog! curte acessórios de cabelo? passa na minha blogstore! http://www.signoritaccessori.blogspot.com/ bjus

Aline Satiko disse...

Olhando os pontos foi muito curioso, pois descobri que um ponto que me dói muito quando massageado é o da bexiga, e não é que vivo tendo cistites???
Agora preciso saber pq minha bexiguinha não funciona direito!!!!!!!!!!!
obrigada pela informação!!!!!!!!!