Acne na mulher adulta

Olá Meninas e Meninos!!!!

Ontem fui á um curso de maquiagem que a Elke cosméticos forneceu através das Lojas Renner, e conversando lá com as meninas e o Maquiador Amaral surgiu o assunto sobre acnes, e a dúvida nasceu: “ Na adolescência não tive problemas com espinhas e agora tenho, porque será?”. Como isso está me incomodando, resolvi pesquisar, e achei um texto muito interessante do site Dermatologia.net.

Estética Acne na mulher adulta


A acne, além de acometer um grande percentual dos adolescentes, pode atingir também mulheres na idade adulta. A doença pode surgir nesta fase da vida ou ser resultado da persistência da acne juvenil.

Pode surgir em decorrência de alterações hormonais devidas a disfunções ovarianas (a mais frequente é a síndrome dos ovários micropolicísticos), alterações das glândulas supra-renais ou um aumento da sensibilidade da pele aos hormônios androgênicos (masculinos), responsáveis pelas manifestações da doença.


Apesar da acne da mulher adulta estar relacionada ao aumento da ação dos androgênios, muitas vezes os exames laboratoriais estão dentro de níveis normais, caracterizando, então, uma maior sensibilidade da pele a estes hormônios.

Manifestações clínicas

Clinicamente, as lesões costumam ser mais profundas, formando pequenos nódulos avermelhados e doloridos, com menor presença de pústulas (lesões com pus). As áreas mais atingidas são o queixo, mandíbulas e pescoço. Estão presentes também cravos abertos (pretos) e fechados (brancos).

Outras características que podem estar acompanhando a acne da mulher adulta, devido à ação dos androgênios, são o aumento da seborréia, aumento de pêlos e alopécia androgênica (queda de cabelos). Em alguns casos pode ocorrer também irregularidade menstrual.


Tratamento

Confirmada a influência hormonal na causa da doença, o tratamento pode ser feito com determinados tipos de contraceptivos orais, principalmente aqueles que contenham um componente que atue contra o hormônio masculino (anti-andrógeno) ou bloqueadores dos receptores hormonais, que impedem a ação do hormônio sobre a pele.



Não esqueçam que isso é apenas um texto informativo, para mais esclarecimentos procure um médico.




3 comentários:

Conversa Inútil de Roderick disse...

Sempre informada!!

Isabel Conceição disse...

A oleosidade da minha pele vez ou outra me lasca uma feiosa na cara, mas graças a Deus hj temos bons produtos e consigo me livrar delas rapidinho...
Bjão

Kell disse...

isso também ocorre comigo nunca tive problemas com espinhas, mas de uns tempos para cá...preciso descobrir a razão das minhas, mas deve ser a idade, rrsrsrs