Drenagem Linfática


Drenagem Linfática

Hoje vamos falar sobre a drenagem linfática, que vem sendo muito utilizada e muito comentada, porém nem sempre é falado o motivo de sua eficiência e a importância de ser realizada corretamente.

Drenagem linfatica é uma técnica que visa melhorar a o funcionamento do nosso sistema linfático. Essa técnica foi inventado por um fisioterapeuta dinamarquês, Edil Vodder, na década de 30 do século XX. Após estudos, e de ter os seus resultados comprovados, começou a ser utilizada em toda a europa e se espalhou pelo mundo todo. Hoje em dia é bastante utilizada inclusive no brasil.

O sistema linfático


O sistema linfático faz parte do sistema imunológico do corpo. Ele desempenha papel importante nas defesas do corpo contra a infecção e alguns outros tipos de doença.

Faz parte do sistema circulatório, mas possui e transporta um fluído conhecido por linfa, em vez de sangue. O sistema linfático ajuda a transportar substâncias (células, proteínas, nutrientes, produtos residuais) pelo corpo, porém o sistema linfático não é um sistema fechado e não possui uma bomba central, ao contrário do sangue que flui através dos vasos impulsionado pelo coração, sendo assim, a linfa depende da ação de agentes externos para poder circular, pois ela se move lentamente. Entre esses agentes externos que podem auxiliar na circulação desse líquido está a drenagem linfática.

De maneira geral, quando essas substancias citadas acima estão na linfa, e circulando pelo sistema linfático, elas são transferidas para o sangue, que será filtrado pelos rins, que eliminarão os resíduos através da urina.

Algumas doenças podem comprometer o funcionamento desse sistema, impedindo a retirada desses resíduos do nosso corpo, esse comprometimento pode gerar inchaços, dores, etc., nesse caso a drenagem pode contribuir bastante para restaurar o funcionamento normal.

Benefícios e indicações:

A drenagem linfática, além de ser muito relaxante, ela traz muitos benefícios para o corpo, como por exemplo:

- Diminuição de caibras;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Acelera a liberação de toxinas;
- Diminui inchaço nos membros;
- Tratamento e controle de edemas linfáticos e linfedemas;
- Diminui a retenção de líquidos (auxilia no tratamento da celulite);
- Diminuição de estrias;
- Melhora a cicatrização e na absorção de hematomas;
- Relaxamento corporal e mental do paciente;
- Pré e Pós cirúrgicos (acelera a recuperação e retorno às atividades do dia a dia);
- Melhora a defesa e ação antiinflamatória;
- Má circulação sanguínea de retorno.

Contra-Indicações:

- Infecções agudas;
- Insuficiência cardíaca descompensada;
- Tromboses;
- Tromboflebites;
- Alguns tipos de alterações da pele;
- Câncer;
- Bronquite asmática;
- Hipertiroidísmo;
- Partes doloridas;
- Sensação de mal-estar.

Ao procurar um tratamento com drenagem linfática, deve-se buscar um profissional competente para realizar tal técnica, pois assim como traz muitos benefícios, também pode trazer resultados não tão benéficos se não for conduzido por um profissional não preparado.

É comum vermos profissionais realizando a drenagem (entre outras técnicas) em lugares não adequados e não coordenados por profissionais da área, por isso escolher um local sério e adequado é muito importante.

No caso da drenagem feita de forma errada, pode não trazer os efeitos adequados e esperados, se for feita com muita força ou no sentido contrário pode lesar os vasos linfáticos, causando dor e hematomas.

Vale lembrar que além da estética, a saúde de quem procura o tratamento também está envolvida.

18 comentários:

Nana disse...

Pantufinha, muito bom, muito bom mesmo!
As pessoas tem que saber o que rola antes de pensar na moda.
Bjss e boa semana

SBIE disse...

Seu blog tá bem bacana!
Eu vi o video da mulher que morreu pcausa de álcool na direção, triste!

E parabéns por seus 10 anos de casada!

Unknown disse...

Oi Dr. Thiago
Gostaria de saber se drenagem ajuda no emagrecimento.

Unknown disse...

Oi Dr. Thiago
Gostaria de saber se a drenagem linfatica ajuda no emagrecimento.

Anônimo disse...

Eu tenho vontade de fazer uma sessão de drenagem, um dia com certeza farei!

Beijão amiga, uma semana linda!

Carolina Andrade disse...

Nunca fiz drenagem, tenho vontade, acho que tudo depende do profissional. Beijos meninas!!

Luciana Kotaka disse...

Maravilhoso os benefícios da drenagem, eu adoro!
Beijocas para a Andreza e um obrigado para o Dr Thiago pela matéria

Unknown disse...

Boa Tarde Dr. Thiago,

Adorei a matéria sobre drenagem.
Gostaria de saber se só a drenagem sem o exercício físico é suficiente para a perda de peso?

Obrigada.

Rita

Unknown disse...

Oii Dr. Thiago !!!

Adorei a matéria!!!!

Realmente a Drenagem Linfática é Maravilohosa!!!Na minha opnião é o meio mais eficaz de combater a celulite, e a retenção de líquidos!Já cheguei a fazer de 2 á 3x por semana, e a celulite diminuiu quase 100% !

Porém, ouvi dizer que a Drenagem Linfática + reflexologia, é a combinação idel para o controle, prevenção da celulite nas mulheres e das gordurinhas localizadas, é verdade? Ou Só a drenagem já é o suficiente?

Beijinhos
Carolina

Unknown disse...

Este post tá maravilhoso! Adoro drenagem linfática, já fiz algumas. Tenho me sentido super bem. antes tinha muitas dores nas pernas, agora não sinto nada, isso sem falar nos "benefícios estéticos". Bjss

Unknown disse...

Olá Renata, td bem ??
Não emagrece, a drenagem linfática ajuda a eliminar o líquido linfático, que fica preso em tecidos subcutâneos, esse líquido pode dar a sensação de inchaço, principalmente em membros inferiores e superiores. Ao diminuir essa retenção e inchaço, diminui a medida do local. Pode ser usado como tratamento complementar, no caso de celulite por ex.
Bjos

Unknown disse...

Olá Luciana Kotaka, td bem ?
Obrigado pelo depoimento e comentário.
Bjoss

Unknown disse...

Olá Rita, td bem ?
Só a drenagem sem o exercício físico não é suficiente para perder peso. A drenagem ajudará na redução de líquidos no corpo, isso ajuda a diminuir medidas, mas para perder peso, deve ser associado a atividade física e boa alimentação.
Obrigado pelo comentário.
Bjoos

Unknown disse...

Olá Carolina.
Obrigado pelo comentário.
Realmente, a drenagem auxilia na eliminação de líquidos e ajuda a combater a celulite, a reflexologia auxilia na eliminação de toxinas e induz ao relaxamento, diminuindo o stress, que pode ser um dos causadores dessas "gordurinhas", sendo assim pode aumentar a eficácia do tratamento.
Bjoss

Unknown disse...

Olá In-Vestida.
Obrigado pelo comentário e depoimento sobre os benefícios da drenagem.
Bjoss

Drica disse...

Olá, estava passeando pela net e encontrei seu blog e adorei...

Kasa de Alice Torta e Cia. disse...

Oi Dr. Thiago,
Estava procurando informações sobre drenagem linfática e gostei muito das informações, além dos benefícios e muito importante sabermos as contra indicações. No meu caso gostaria de saber se trás algum benefício pra mim que estou com hepatite autoimune já que ajuda no sistema imonológico.
Um abraço!!!
Alice.

Kasa de Alice Torta e Cia. disse...

Oi Dr. Thiago,
Estava procurando informações sobre drenagem linfática e gostei muito das informações, além dos benefícios e muito importante sabermos as contra indicações. No meu caso gostaria de saber se trás algum benefício pra mim que estou com hepatite autoimune já que ajuda no sistema imonológico.
Um abraço!!!
Alice.