Alongamento: A Importância no dia a dia

Dr° Thiago,
Fisioterapeuta, membro da Associação Brasileira de Pilates(ABP)

www.fisioterapias.com.br


Alongamento: A importância no dia a dia e os efeitos no nosso corpo.

De acordo com ACHOUR, JR 1999, é uma forma de trabalho que visa manter ou obter melhora da flexibilidade e amplitude do movimento (ADM).

A diminuição da ADM pode restringir a capacidade funcional, impedir a participação nas atividades físicas e aumentar o risco de lesões traumáticas.

Tanto uma vida sedentária, como a prática de atividade física regular intensa, em maior ou menor grau, promovem o encurtamento das fibras musculares, com diminuição da
flexibilidade.

Alongamento durante atividade física:


Alongamento é muito comum de ser realizado antes e depois de atividades físicas, tais como: musculação, corrida, etc. De maneira geral, o alongamento deixa os músculos aquecidos para a realização das atividades físicas, isso é muito importante para que se evitem lesões musculares. Vale lembrar que após os exercícios, também é importante se alongar, pois pode prevenir encurtamentos musculares. Prevenindo esses encurtamentos, pode-se evitar alguns problemas, como por exemplo, alterações posturais e dores (comuns nas costas e parte posterior da coxa).

Entretanto, não é todo mundo que pratica atividade física que tem costume de se alongar, não é raro vermos pessoas que praticam atividade física regularmente, sentirem dor ao colocar algum grupo muscular nas posições de alongamento, mesmo sem estar no grau máximo, essa dor pode ser um sinal de que o músculo esteja encurtado.

No caso da academia, o educador físico responsável pelas suas séries de exercícios, pode lhe explicar a maneira certa de alongar cada grupo muscular que será trabalhado.

Existem diversas técnicas de alongamento, como: alongamento passivo, passivo, dinâmico, estático. E outras técnicas que são utilizadas para essa manutenção da flexibilidade, como a Inibição Ativa.

A melhor técnica para ser utilizada dependerá dos objetivos que querem ser alcançados e dos motivos pelos quais estarão sendo realizados.

Quanto ao tempo de manutenção do alongamento, varia em muitas literaturas, mas em média está entre 10 e 30 segundos.

Fatores que influenciam no alongamento:

- Idade: quanto maior a idade, menor sua flexibilidade;

- Sexo: as mulheres em geral são mais flexíveis;

- Condicionamento físico: a pessoa bem condicionada fisicamente terá, portanto, mantida sua flexibilidade, diferente de uma pessoa sedentária;

- Respiração;

- Concentração: Deve-se prestar atenção no movimento que está fazendo, perceber qual é o limite;

- Horário: Geralmente de manhã o corpo está menos alongado;

- Temperatura ambiente: no calor, o alongamento se torna mais fácil;

Benefícios/Efeitos do alongamento:

- Redução de tensões musculares;
- Relaxamento;
- Melhora da coordenação, pois os movimentos se tornam mais soltos e fáceis;
- Prevenção de lesões;
- Facilita atividades de desgaste, como por exemplo corrida, tênis, natação, ciclismo etc;
- Melhora a consciência corporal, à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que esta sendo alongada;
- Ativa e melhora a circulação;
- Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais;
- Previne dores;
- Melhora a postura.

O que não fazer ao se alongar:


- Realizar apressadamente;
- Alongar até sentir dor;
- Prender a respiração enquanto se alonga;
- Alongar os músculos de forma abrupta.


Todos podem aprender a realizar alongamento, independente da idade ou de outros fatores, o importante é sempre respeitar o limite do corpo.

Os alongamentos podem ser realizados sempre que sentir vontade, sentado, em pé, deitado. Pode ser realizado no final do dia, como uma maneira de se aliviar a tenção que pode ser acumulada no nosso corpo durante o dia, seja por ficar muito tempo em pé, sentado, ou por outros motivos.

Obs.: Alongar não dói. Se isso acontecer, é porque a pessoa está na posição errada ou ultrapassando os limites.

6 comentários:

Meninas de Pantufa disse...

Olá Dr... Pq é muito importante fazer alongamento antes e depois de uma caminha? Vc acha necessário fazer alongamento ao acordar mesmo que não se vá fazer caminhada ou algum exercício ?

bjs...

Aninha disse...

Alongar é tudo, depois q me eduquei a parar 4x por dia no trabalho e alongar durante alguns minutinhos, o dia fluiu bem melhor, as dores na costas passaram e meu humor melhorou ... rs ... ahhh, qdo tô estudando a mesma coisa, depois de 1h e 1/2 dou uma paradinha e dou uma alongada, volto bem mais animada.

Unknown disse...

Olá Dr. Thiago =)

Gostei muito desse post.

Isso mostra a importância de realizarmos alongamentos com freqüência, entretanto, mais importante do que realizá-los, é fazê-los de maneira correta.

Beijos

Carolina

Unknown disse...

Muito interessante essa matéria, não sabia que alongamento era tão importante assim.
Gostaria de saber se o "aquecimento" que as pessoas se referem antes da prática de atividades físicas é o mesmo que alongamento e se ao fazer alongamento tem perigo de sofrer algum tipo de lesão.
Obrigado!!!

Plaidy disse...

Bem lembrado, ando esquecendo de fazer os meus.

http://detudonaarte.blogspot.com disse...

Estou gostando muito dessas matérias!É muito importante saber
cuidar do nosso corpo!
Bjs