Castanhas do Pará tem gorduras do bem


CASTANHAS DO PARÁ

Castanhas do Pará podem lhe proporcionar mais saúde, embora calóricas, são repletas de gorduras poli-insaturadas do bem, aquele tipo de gordura que protege o nosso coração.

As quantidades de vitamina do complexo B dão uma disposição extra e utilizar oleaginosa + fruta no meio da tarde dá uma boa dose de energia e tem um efeito positivo para controle da fome e/ou compulsão noturna. Atuam no auxilio a perda de peso, pois ajudam no controle da glicemia do sangue e ativam o metabolismo das gorduras.


Cada unidade de castanha contém 30 Kcal (o mesmo valor calórico que 7,5g de açúcar refinado = 1 colher de cafezinho cheia de calorias vazias), existem alimentos menos calóricos e sem valor nutricional, as sementinhas poderosas contem quantidade considerável de proteína e diversos antioxidantes: cálcio– essencial para os ossos, ferro – transporta e armazena o oxigênio e previne anemia, magnésio- relacionado ao metabolismo dos carboidratos; promove a produção de energia, participa da síntese protéica e tem função na contração da musculatura lisa, fósforo - contribui junto com o cálcio para dar força e dureza aos ossos e dentes, além de ser importante em muitos processos metabólicos, na ativação de enzimas e das vitaminas do complexo B, potássio – importante na prevencao da acne, prisão de ventre, depressão, cansaço, problemas de crescimento, insônia, fraqueza muscular, nervosismo, dificuldades respiratórias, retenção de sal e batimentos cardíacos fracos , zinco- melhora do sistema imunológico e evita a queda de cabelo , cobre- participa da formação de colágeno, manganês- participa da composição de enzimas necessárias ao metabolismo e da produção de ossos e tendões. É usado como suplemento em casos de artrite e de perda óssea, selênio- atua na imunidade e biotina - contribui para a saúde da pele e cabelo, e pode fazer o papel de prevenção à queda de cabelo.


O consumo de oleginosas em doses homeopáticas e diário só traz benefícios a saúde.

No caso da castanha do Pará a porção recomendada é 2 unidades 3 X por semana alternadas com as demais oleaginosas, o excesso desse ou de qualquer outro alimento numa dieta será convertido na forma de gorduras indesejadas ao corpo.


Diversos estudos relacionados a prevenção de câncer, em especial próstata e mama estão relacionados ao consumo das castanhas. Seu excesso de consumo também não é recomendado devido ao alto valor calórico e ao risco de alergia alimentar.


Embora todas as vantagens nenhum alimento é tão super herói assim, o ideal é o rodízio do seu consumo com nozes, castanha de cajú, avelãs e pistaches e oferecer uma gama maior de nutrientes ao corpo.


As aplicações culinárias das castanhas são biscoitos, in natura, torrada, ou na forma de farinhas, doces, leites vegetais (vide receita) e sorvetes também podem ser esmagadas para se obter óleo.



656 calorias em 100g = 12 castanhas do Pará



LEITE DE CASTANHAS-DO-PARÁ

Ingredientes:
1 colher de sopa de aveia,
1 xícara de castanhas-do-Pará
1 litro de água fervente.

Modo de Preparo:
Antes, dilua a aveia em água fria. Leve-a para ferver. Espere esfriar um pouco e bata no liquidificador com as castanhas.

Coe num pano ou peneira fina. Ponha 1 pitada de sal. Adoce com mel.

Use como substituto ao leite e leite de soja, adicione frutas e descubra novos sabores.


A nutricionista Marilize Busato de Oliveira Tamanini, especialista em gestão de negócios na área de alimentação e nutrição, está no mercado há dez anos e trabalha com educação nutricional em seu consultório, localizado no bairro Batel, em Curitiba-PR.

Avaliação antropométrica, bioempedância, educação nutricional e elaboração de planejamentos, alimentares individualizados são algumas das ferramentas utilizadas em seu consultório, onde trabalha com educação nutricional continuada. O trabalho é feito com ética, sempre respeitando as necessidades individuais.
Através da mudança do comportamento alimentar, o cliente passa a ter subsídios para fazer escolhas inteligentes e sente-se motivado para o alcance de suas metas.
Dedica-se à melhoria dos hábitos alimentares das pessoas com flexibilidade e inteligência, sempre respeitando as necessidades e limitações de cada paciente.

Por: Dra. Marilize Tamanini
CRN 8-1012 Nutricionista


Visite seu website www.saudeeprazer.com.br

1 comentários:

Graci disse...

E voce menina como esta, me conta como vai seu Ra,

estou com saudades


beijos