O Medo


O Medo

O medo é um sentimento que permeia nossa vida, e se esconder do que nos assusta não será benéfico.


Quando sentimos medo, logo levantamos muros de proteção, e seja ele de madeira ou concreto, nos fará paralisar em algum momento ou mesmo em algum movimento pretendido.

Esse muro que levantamos ,nos protege do outro, do mundo, mas pergunto :ele nos protege de nós mesmos?

Esse medo tem que ser liquidado , pois quando não o enfrentamos,nós caímos fracassados, presos a conceitos ou situações reais que estão aí fora, prontos para serem vivenciados .

Pensamos que nos protegemos, então nos recolhemos dentro de si, ou mesmo dentro de nossas casas, e nos confortamos com alimentos que nos dão prazer, que nos faz sentir acolhidos até protegidos,mas nos esquecemos, que cada movimento nessa direção, nos aprisiona cada vez mais.

Então nos deparamos com um impasse:

Queremos viver, ter prazer, ser feliz, mas deixamos que o medo tome conta de nós, determinando nossas ações de reclusão, de introjeção, dentro de nós mesmos.

Criamos um mundo imaginário, um mundo sem limites….

Comida sem limites….

Comportamentos sem limites….

Nesse momento , precisamos desenvolver estratégias , ou seja, tomar as medidas que forem necessárias para conciliar a situação que estamos vivendo , com o futuro que almejamos.

É importante que ao desenvolvermos metas, tenhamos em mente que muitas coisas podem sair fora do estipulado em nosso projeto (festas,encontro de amigos,comemorações), e que nesses momentos temos que ter planos complementares para colocar em ação para não perder o foco do que desejamos.

Mesmo planejando,muitas coisas saem erradas, pois aparecerão inúmeras variáveis nesse processo a qual devemos dar conta. Nesses momentos agir com inteligência estratégica nos ajuda muito, e assim mesmo, as vezes temos que desenvolver uma terceira estratégia de ação.

Esse processo se aplica em tudo em nossas vidas, seja em estudos, profissão, como também no emagrecimento.

Desistimos ao menor sinal de estagnação do peso, achamos que não está certo um processo e partimos para outro qualquer, que alguém disse ou que alguém leu em uma revista.

Não paramos para rever o que traçamos, nem lançamos mão de conhecimentos científicos acerca do problema apresentado, e saímos a procura de algo que mate o medo de ficar acima do peso, mas que não são efetivas.

Vamos vencer o medo, olhar para dentro de si e ver o que teu corpo está pedindo?

Temos estratégias disponíveis, temos profissionais habilitados e informações para nos embasarmos.

O medo é uma porta que se fecha para dentro e a felicidade é uma porta que se abre para fora!



Luciana Kotaka – Curitiba-PR
Olá, sou Luciana Kotaka ,algumas já me conhecem outras não, sou Psicóloga Clínica, filiada a ABESO, Associação Brasileira de Obesidade e Síndrome Metabólica, pós graduada em Obesidade e Transtornos Alimentares e o foco do meu trabalho é emagrecimento e manutenção de peso e também os transtornos como anorexia, bulimia e compulsão.

Por: Luciana Kotaka
Psicóloga Clínica Silvia Luciana Kotaka
CRP- 08/06502-1
Psicóloga Clínica Transtornos Alimentares
Emagrecimento e Manutenção de Peso
Blog: blog.comportamentomagro.com.br
www.comportamentomagro.com.br

4 comentários:

Stéphanie disse...

Oi, estou adorando os posts, muito bacanas.

Estou fazendo um sorteio no meu blog, de um óleo para massagem super cheiroso, se você puder
divulgar e participar eu agradeço..

Beijos.

Rui Ventura disse...

Querida....Passa no meu Blog e pega seu selinho Meninona....

Beijoka

Luciana Kotaka disse...

Olá amiga, é muito gostoso sabero quanto te ajudo, mesmo assim tão distante. Aprendi a te amar também, faz parte de minha vida.Um beijão grande

Ferhamy disse...

Védeo: Programa Mais Você - Acupuntura
http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM1034131-7822-ACUPUNTURA,00.html