Fome Noturna


Fome Noturna

Existe uma forma de alteração de comportamento que chamamos de fome noturna. Um comportamento que leva a pessoa a um aumento de peso significativo. Não existe nessa situação nenhuma relação com a parte endócrina, nenhuma disfunção hormonal .

Os comedores noturnos, devem procurar analisar o que está errado em sua alimentação, do porque está sentindo fome no meio da noite .

A grande maioria da vezes, esse comportamento aparece em função de uma dieta mal equilibrada, pois as pessoas seguem uma dieta muito restritiva durante o dia, e acaba por gerar ciclos de compulsão a noite, não conseguindo se controlar , acordando no meio da noite com uma fominha incômoda.

Nesses episódios, a pessoa tende a comer o que encontrar pela frente, quando abre a geladeira como comidas geladas, pão, doces, bolachas… e tudo o que não for light, e o pior, sempre em quantidade exagerada.

Assim, a pessoa vai para a cama , e o corpo em repouso não irá queimar calorias, o organismo funcionando em forma mais lentificada, o que facilitará o acúmulo de gordura no corpo, e quando a pessoa acorda, sente-se culpada, e essa culpa faz com que ela se prive novamente durante o dia, e assim um novo processo vicioso se inicia.

Como as outras pessoas da casa estão dormindo e, não verão que ela está comendo, pensarão que você é uma coitada que não come e não emagrece ! O melhor se tem esse comportamento, é que tem a fazer é procurar um terapeuta especializado em transtornos alimentares e uma nutricionista.

Faça uma alimentação equilibrada durante o dia, reveja seus hábitos alimentares, coma a cada três horas, não pule refeições , coma devagar e com variedade e qualidade.

Procure cuidar de suas emoções, faça uma terapia, para que não utilize a comida como forma de compensação. Existem muitas emoções e ou situações, que servem como disparador de um ciclo compulsivo.

Evite tomar café ou mesmo fazer exercícios físicos em excesso a noite , pois pode dificultar seu sono, aumentando a possibilidade de uma visita noturna na cozinha.

De forma alguma se automedique , não utilize diuréticos , laxantes ou mesmo moderadores de apetite sem consultar um médico, como forma de amenizar a culpa de ter atacado a geladeira.

A mudança de comportamento é imprescindível nesse processo, e se você despertou e não consegue voltar a dormir, leia um livro, ouça uma música relaxante, tome um banho quente .

Quando fazemos uma Reeducação Alimentar e Reeducação Afetiva, podemos visualizar um processo efetivo tanto para o descontrole alimentar, quanto em relação a uma postura de vida saudável e equilibrada.



Um abraço Luciana Kotaka

Olá, sou Luciana Kotaka ,algumas já me conhecem outras não, sou Psicóloga Clínica, filiada a ABESO, Associação Brasileira de Obesidade e Síndrome Metabólica, pós graduada em Obesidade e Transtornos Alimentares e o foco do meu trabalho é emagrecimento e manutenção de peso e também os transtornos como anorexia, bulimia e compulsão.

Por: Luciana Kotaka
Psicóloga Clínica Silvia Luciana Kotaka
CRP- 08/06502-1
Psicóloga Clínica Transtornos Alimentares
Emagrecimento e Manutenção de Peso
Blog: blog.comportamentomagro.com.br
www.comportamentomagro.com.br


3 comentários:

Lidia Ferreira disse...

Oi menina rs meu nome e lidia e sou sua nova seguidora , acho seu blog muito interressante com excelentes dicas ,seus texto são muito bons, adorei sobre os refrigerantes ,AACD em fim adorei todas as postagens
bjs

Lidia Ferreira disse...

ops esqueci de te disser que estou levando seu banners , e obrigada pela retribuição da minha visita
E quanto a frase "QUANDO A LAGARTA PENSOU QUE O MUNDO HAVIA ACABADO,ELA VIROU BORBOLETA " ela resumi a minha vida
bjs

costuras&costumizaçao disse...

muitas vezes essa fome,que nao passa inconciente e uma buasca,uma procura de,sao emoçoes,carencias,entao ha de se descobrir,o que e que tanto buscamos,como encontrar,qual e o primeiro passo.