Dicas para blogueiros!

1. Leia o texto antes de comentar.

Pode parecer incrível, mas há pessoas que comentam um texto sem lê-lo na íntegra, baseadas no primeiro e no último parágrafo ou em um trecho no meio do texto. Ou, pior, apenas no título.

Se você ficou a ponto de dizer algo sobre um texto, é suposto que o tenha lido integralmente.

2. Entenda o texto antes de comentar.

Quanto mais emocionado - para bem ou para mal - seu comentário tende a ser, maior é a possibilidade de você ter entendido a mensagem errado.

Leia novamente.

3. Não siga um rebanho.

Quando você encontra uma caixa de comentários já lotada, cheia de comentários positivos ou negativos, baseie sempre a sua opinião no texto que o motiva.

Baseá-la em outros comentários - sobretudo nos agressivos - pode gerar erros de interpretação.

4. Dê uma boa primeira impressão.

Os primeiros comentários que se faz no blog de outro editor são importantes. Imagine que é a primeira vez que você encontra essa pessoa na rua. Se você a xingar ou a agredir sem ao menos conhecê-la direito, que noção do seu grau de civilidade ela terá?

* Eu falo mais sobre isso no texto Desentendimentos na Internet e Ética.


5. Até para destruir existe um jeito melhor.

Você pode usar a caixa de comentários para fazer críticas, claro! Mas lembre-se de que não existem críticas puramente construtivas. Afinal, mesmo para construir uma casa no terreno onde já há uma, é preciso destruir a remanescente.

Ninguém constrói uma casa nova em cima de uma velha.

A diferença está em se você faz a destruição com explosivos ou tijolo a tijolo, a fim de aproveitar o material ou mesmo alguns cômodos da antiga.

Se você precisar usar explosivos, pondere se é o caso de gastar tanta energia. Talvez seja melhor procurar outro texto para comentar.

O autor, nesse caso, não está se dirigindo a você. Não force a barra.

6. Esteja pleno de sua consciência

É a mesma regra que vale para o carro. Se for beber não comente. Se for comentar não beba. Mas isto não se refere apenas a substâncias estupefaciantes.

Se o texto que você pretende comentar causou algum tipo de comoção forte - sobretudo negativa -, há uma grande possibilidade de você perder a razão e escrever besteiras e talvez até estragar uma já existente ou possível amizade.

Espere a comoção (raiva, tristeza, etc) passar. Se realmente for importante, você vai voltar ali e escrever algo digno dessa importância.

7. Revise.

O índice de correção do que escrevemos na caixa de comentários de um blog é diretamente proporcional à importância que damos ao que escrevemos por aí no site alheio e à imagem que se quer para si.

Lembre-se da regra da primeira impressão.

O ideal seria antes escrever o comentário em um editor de texto - por ser mais fácil de visualizá-lo - e só então enviá-lo.

8. Lembre-se de que outros lerão o seu comentário.

Lembre-se de que não é apenas o dono do blog quem lerá o que você escreveu. Muitas outras pessoas passam por ali e poderão querer saber quem escreve tão bem - ou tão mal - ou é tão bem ou mal-educado, clicando no link em seu nome e associando imediatamente o seu blog ao que elas acabaram de ler em seu comentário.

9. Você precisa mesmo comentar?

Considere a situação hipotética de um texto que o deixou irritadíssimo e você está pronto para despejar as mais duras críticas na caixa de comentários.

Nessa hora, pense que há outras pessoas especializadas nesse tipo de atividade.

Deixe o caso para esse tipo de gente - acredite, é o que não falta e o editor irá tratá-las de acordo com sua política de comentários - e concentre sua energia no blog de editores com quem você possa estabelecer relações e diálogos produtivos e mais divertidos.

10. Cuidado para não se desumanizar

É engraçado como, ao ler um texto na tela do computador, é fácil esquecer que há uma pessoa por trás daquelas palavras.

Se o texto ou a idéia por ele expressada não agradou você, é possível que essa pessoa tenha tido um dia ruim ou não estivesse inspirada e, enfim, cometeu um tremendo engano por, em um impulso, clicar no botão “publish”.

Um engano do qual nem você nem eu estamos isentos.

Lembre da regra anterior. Talvez seja melhor não comentar. Se você for um amigo próximo, envie um email perguntando sobre o assunto.

Ao fazer um comentário esquecendo que do outro lado da tela há uma pessoa, não foi ela quem se tornou menos humana, mas você.
Regra geral

Pessoas não são ferramentas para construir relações entre blogs. E, sim, blogs são ferramentas para construir relações entre pessoas.

Se você esquecer das outras regras, basta lembrar desta.


Fonte: loucas por blogs
loucasporblogs@yahoogrupos.com.br

Bjs.........

0 comentários: