Perdido, sem saber por onde começar?


Perdido, sem saber por onde começar?

Quem já não se sentiu perdido, sem saber por onde começar?

Muitas vezes no nosso dia a dia, vamos passando por cima de muitas situações, obrigações, desejos, enfim, de nós mesmos, por não estarmos prontos, preparados para resolvermos um determinado conflito ou situação.

Sabe aquele dia que estamos com pressa e erguemos o tapete e jogamos deliberadamente a sujeira que está no chão debaixo dele ?

Quem não faz isso em algum momento da vida? Todos nós fazemos! Muitas vezes por falta de tempo, outras por falta de condições, e outras por não estarmos preparados para arrumar essa bagunça.

Seja qual for a resposta, a verdade é que isso vai acontecer, e se esquecermos de erguer o tapete e limpar a bagunça que ficou escondida, essa bagunça vai ficar grudada no chão, cravada, mas um dia vamos ter que criar coragem e fazer uma faxina, ou podemos fazer de conta que ela não existe e continuar jogando a sujeira debaixo do tapete.

Mas o que esse texto quer nos mostrar que não queremos ver? Qual será a relação da obesidade, dos transtornos alimentares, com tudo isso?

Vendo sob a ótica da psicologia, tem muito a se pensar e refletir…. O que a comida vem tapar, preencher ou será amortecer ?

Claro que a obesidade é multifatorial, mas estou analisando a relação do emocional nesse processo, na queixas frequentes que chegam, nos relatos, das dores, das angústias que vão se somando junto com a comida engolida, muitas vezes sem prazer, mas por uma necessidade de resolver, de resgatar um prazer ou um equilíbrio a custa de comportamentos que acabam sendo de auto agressão.

A importância de se trabalhar os aspectos emocionais em um processo de reeducação alimentar é indubitavelmente necessário, pois desta forma poderá canalizar sentimentos, emoções de forma assertiva, promovendo um resgate da auto estima, do respeito para com seu eu, com o seu corpo.

Emagrecer e permanecer magro, dentro do padrão de beleza pessoal, de acordo com seu biótipo, idade e história de vida, pois isso é o real, nossas heranças, traços e estruturas de nossa família.

Esse é o nosso eu, digno de respeito, de amor e de carinho e não fotos ou imagens de mulheres magérrimas, que se maltratam, que sofrem, para se manterem dentro de um ideal de beleza.

Esse é a nossa meta, ser feliz com o nosso possível, dentro de um processo adequado e saudável.


Então lhes digo respondendo a pergunta acima: Por onde começar? Por você mesma!


Luciana Kotaka


Luciana Kotaka – Psicóloga Clínica
Olá, sou Luciana Kotaka ,algumas já me conhecem outras não, sou Psicóloga Clínica, filiada a ABESO, Associação Brasileira de Obesidade e Síndrome Metabólica, pós graduada em Obesidade e Transtornos Alimentares e o foco do meu trabalho é emagrecimento e manutenção de peso e também os transtornos como anorexia, bulimia e compulsão.

Por: Luciana Kotaka
Psicóloga Clínica Silvia Luciana Kotaka
CRP- 08/06502-1
Psicóloga Clínica Transtornos Alimentares
Emagrecimento e Manutenção de Peso
Blog: blog.comportamentomagro.com.br
www.comportamentomagro.com.br

10 comentários:

Aninha disse...

SOBRE O POST: A 1ª coisa é saber por onde começar, parece óbvio, mas a pergunta nos faz pensar ... enfim, hj posso dizer q estou no caminho certo e só estou conseguindo a partir do momento que me assumi e comecei a não me importar com que o outro acha ser bom p/ mim, mas sim eu conclui o q é bom e o que me faz bem, já estou tendo resultados. Super bjooo.
DREZAAA: Oi, prá variar eu aqui, mas olha só migaaa, vc está me devendo várias visitas no meu blog, esqueceu de mim? rs. Estou sem msn, quer dizer, só consigo entrar pelo email, não sei o que acontece e não consegui descobrir, os outros entram no msn no mesmo computador, só eu q não, rs. BJOOO.

Raquel Cecília disse...

Oi querida!

Eu adoro este blog, estou sempre de olho nos posts quando estou na blogsfera, e já tenho até o selinho na minha sidebar! =^^=

Vim dizer que tem um selinho especial dedicado ao Meninas de Pantufa, e ficarei feliz com sua visita! =^^=

Bjinhu

La Sorcière disse...

Oi!
Você pode dar uma força na minha promoção?
O La Sorcière é um blog literário e está fazendo sua primeira promoção!
Valendo o livro Os Homens que Não Amavam as Mulheres de Stieg Larsson e uma camiseta!
http://alelasorciere.blogspot.com/2009/10/promocao-os-homens-que-nao-amavam-as.html
Obrigada, viu?
Alexandra

Anônimo disse...

Muitas vezes já me senti sem saber por onde começar, não no sentido de dietas, corpo, essas coisas... Mas em relação a muitos outros setores da vida.

Bom.. Parabéns pelo post! =)

Cici disse...

Este blog/site foi convidado a concorrer como o mais CRIATIVO DE 2009 pela campanha "Sim à Criatividade".

Para conhecer o regulamento e se inscrever entre em:
http://campanhacriatividade.blogspot.com



Eu fui indicada para essa campanha e tenho que divulga-lá e indicar mais 3 blogs/sites criativos

Estou indicando você

tem que responder o formulario no blog acima indicado e respeitar o regulamento da campanha





Boa sorte





Cici Silva



http://cantinhodabrisa.blogspot.com/

Faça uma visitinha ao meu cantinho !

...



Enjoy !!

Natália Alexandre disse...

oie vcs divulgam orteios?? Se sim, divulga o meu, please.


O BLOG MENINA DA BAHIA EM PARCERIA COM A EDITORA BERTRAND BRASIL, ESTÁ SORTEANDO 02 LIVROS LANÇAMENTOS DA NORA ROBERTS.

link -> http://meninasdabahia.blogspot.com/2009/11/pecados-sagrados-nora-roberts.html

Coisas de Meninas disse...

Seu blog ta cada vez mais interessante.

Vc jah esta participando do nosso sorteio?

http://coisasdemeninas.com

Produtos Manoella disse...

Muito interessante este texto! É real e atual! Parabéns
Beijocas
Letícia
www.manoella.net/blog

Lidia Ferreira disse...

otimo texto amiga , ler e aprender
parabens
Amada tem um selo para vc no meu blog
bjs

Silvana Cristina disse...

Adorei o post.