Sono da criança x obesidade e hiperatividade



Estudo mostra que crianças que dormem poucas horas à noite têm mais chance de ter problemas com o peso e de comportamento. Veja como ajudar seu filho a descansar melhor

Não é nenhuma novidade para você saber que dormir bem é fundamental para o desenvolvimento do seu filho, principalmente para seu aprendizado na escola. Uma nova pesquisa, realizada pela Universidade de Montreal, no Canadá, constata que, além do risco de obesidade, as crianças que não dormem pelo menos seis horas consecutivas podem ter hiperatividade.

Os pesquisadores avaliaram 1.138 crianças, de 2 anos e meio a 6 anos. O resultado sugeriu que 26% das que dormem menos de 10 horas por noite estavam com sobrepeso e 22% das crianças de 2 anos e meio, que também não descansavam o tempo suficiente, chegaram aos 6 anos hiperativas. “As crianças que dormem mal ficam mais irritadas e agitadas durante o dia e, muitas vezes, são vistas como hiperativas, quando no fundo o problema está na qualidade do sono”, afirma Maria Amparo Martinez Descalzo, pediatra do Hospital Santa Catarina.

Uma das explicações para os quilos a mais, segundo Jacques Montplaisir, um dos autores do estudo, é que ao dormir menos há uma desarmonia nas liberações hormonais no organismo. O estômago, por exemplo, acaba secretando hormônios que estimulam o apetite. “A criança que dorme mal, não consegue seguir uma dieta equilibrada e fica mais tempo na televisão e no computador porque não tem disposição para fazer atividades físicas”, diz Amparo.


Sono saudável


Além da rotina, com horários estabelecidos para acordar, dormir e fazer refeições, a atenção dos pais é fundamental para melhora na qualidade do sono dos pequenos. Tudo bem que você trabalha o dia todo e só chega em casa à noite. Separe um tempo ao retornar do trabalho e se dedique exclusivamente à criança. Isso é o suficiente para que ela se sinta cuidada pelos pais e fique tranqüila, fazendo com que durma bem à noite.

Um vilão no sono do seu filho é o excesso de atividades em seu dia-a-dia. “A estimulação desordenada da criança, quando ela tem que dar conta das aulas de natação, judô, inglês, computação, a estressa antes do tempo. Crianças precisam de tempo para brincar”, afirma Amparo.

E o estilo de vida desde cedo pode trazer conseqüências na vida adulta. Pesquisa realizada pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia, sugere que crianças que não dormiram o suficiente na infância apresentaram mais chance de ser obesas aos 32 anos de idade. “Se a criança aprendeu desde pequena que tanto faz comer isso ou aquilo e dormir em qualquer horário, ela cresce com esse conceito”, constata Amparo. Por isso, ainda bebê, é importante estabelecer uma rotina de sono para o seu filho.



Fonte Revista Crescer

2 comentários:

Eddi disse...

Nossa amiga, vc sempre trazendo mátéria interessantes para as já mamães e para as que um dia pretendem ser. Mt legal a matéria!
Aparece no meu cantinho amiga...estou com saudades!
Bjos

Franciele disse...

Oieee!!AMEI A fotinho..hehehe!!Nossa realmente é importante isso principalmente para as mamaes..bejuss boa semana