Alimentação, uma relação de prazer

Alimentação, uma relação de prazer




Podemos afirmar que comida gostosa dá prazer.

Prazer de olhar, de degustar, sentir o cheiro, a textura, enfim , é bom demais comer.

Aprendemos desde cedo a valorizar o ritual da refeição, afinal ela está presente em todas as datas comemorativas:natal, aniversários, páscoa, promoção, amigo secreto,formaturas, tudo é motivo para comemorar, e sempre com comida.

Sem falar na propaganda maciça dos fast foods, pizzarias, comida prontas, de fácil preparo.Comida também representa união, felicidade, festa, alegria, família, enfim, tem outros valores que se estabelecem nessa representação.

Mas para poder desfrutar dos prazeres da alimentação, devemos fazer com sabedoria, pois é possível comer o que se gosta sem aumentar o peso.

Quando falamos em se alimentar adequadamente, logo pensamos em restrição alimentar, pois para comer o que é saudável, perder peso e ter saúde, tem que cortar tudo! Certo? Não, errado!Podemos sim comer de tudo um pouco, de forma fracionada e equilibrada. Não precisamos deixar de lado nosso quindim, ou um chocolate quente, mas podemos distribuir essas guloseimas em na nossa rotina alimentar, de forma adequada.

É fundamental estabelecer metas sejam realistas para manter ou para perder peso:

- Definindo pequenas metas em curto prazo, para que não saia do plano do real (metas grandes e em espaço curto de tempo leva ao fracasso da dieta);

-Investindo em uma atividade física que possa ser prazeroso como: dança corrida, bicicleta, natação, academia, etc.;

-Realizar auto monitoramento;

- Marcar em um diário sua rotina alimentar, com horários, alimentos e tamanhos das porções ingeridas;

-Acompanhamento com profissional da área de nutrição, que montará um cardápio personalizado, de forma a se perder peso, mas podendo incluir também alimentos que lhe dão prazer;

-Acompanhamento com profissional da área de Psicologia, que irá ajudá-lo a desenvolver um comportamento magro, instrumentalizando-o para que adquira controle sobre sua ingesta alimentar.

Como disse Renato Russo: ”Disciplina é liberdade”, liberdade de comer, sem ganhar peso, sem carregar o peso de não poder comer também o que se gosta.

Disciplina é tudo!

Luciana Kotaka
Psicóloga Clínica


Luciana Kotaka – Psicóloga Clínica
Olá, sou Luciana Kotaka ,algumas já me conhecem outras não, sou Psicóloga Clínica, filiada a ABESO, Associação Brasileira de Obesidade e Síndrome Metabólica, pós graduada em Obesidade e Transtornos Alimentares e o foco do meu trabalho é emagrecimento e manutenção de peso e também os transtornos como anorexia, bulimia e compulsão.

Por: Luciana Kotaka
Psicóloga Clínica Silvia Luciana Kotaka
CRP- 08/06502-1
Psicóloga Clínica Transtornos Alimentares
Emagrecimento e Manutenção de Peso
Blog: blog.comportamentomagro.com.br
www.comportamentomagro.com.br

2 comentários:

Nancy Moises disse...

Eii vim te conhecer e adorei seu blog.
Te add no twitter ok?
Me following ai.rsrs
bjss

Vanessa disse...

Oi,

comeceu meu blog hoje, também preciso emagrecer, boa sorte para nós!

Abs,

Vanessa