Hambúrguer de Soja

Quem disse que soja é ruim?

Médicos e nutricionistas capacitados já falaram tudo sobre os benefícios da soja na alimentação feminina. O que falta então para que as mulheres incluam a “benfeitora soja” na alimentação? Tenho certeza que falta sabor. Para tornar a soja uma alimento saboroso são necessários alguns procedimentos. Me respondam com sinceridade: o que você pensa quando a salada é de soja? Já sei: “Ai meu Deus!” Pois é, isso acontece porque a soja deve ser preparada adequadamente, é uma alimento que requer mais tempero que qualquer outro.

Soja em Grãos

O sabor desagradável da soja pode ser neutralizado. Para isso, selecione os grãos, lave em água corrente, em seguida, jogue água fervente por cima, espere um minuto e escorra a água. Coloque os grãos de molho em água quente por oito horas, depois desse tempo, lave os grãos em água corrente. Pronto! A soja está preparada pra ser cozida.



Proteína Texturizada de Soja

É obtida do grão da soja através de um método de cocção em alta temperatura e com pressão. É rica em proteína de origem vegetal e contém baixo teor de gordura. No mercado é encontrada em pedacinhos pequenos (semelhante à carne moída) ou pedaços grandes (parecidos com cubos de carne). Pode ser clara (como a carne de frango) ou escura (como a carne bovina). Antes de qualquer preparação, deve ser deixada de molho em caldo (carne, legumes, frango ou peixe) quente por 30 minutos, esse procedimento altera a sua textura e melhora o sabor.



Com essas dicas você vai preparar deliciosos pratos com a soja. Vou aguardar os comentários, ok?
Uma semana temperada pra todos!

Cris Leite



Hambúrguer de Soja





Ingredientes:

Alecrim fresco - ½ molho
Alho picado - 20 g
Arroz: branco cozido - 100 g
Cebola picada - 100 g
Farinha de rosca - 30 g
Folha de louro - 2 unidades
Folhas de aipo - 1 unidade
Folhas de alho poro - 1 unidade
Molho shoyu - 40 ml
Óleo de soja - para untar a frigideira
Orégano seco - 20 g
Ovo - 1unidade
Pimenta do reino - a gosto
Sal - a gosto
Salsa picada - ½ molho
Soja em grão - 220g
Tofu defumado - 120 g

Modo de Preparo:

1. Selecione os grãos, lave em água corrente.
2. Jogue água fervente por cima, espere um minuto e escorra.
3. Coloque os grãos de molho em água quente por 8 horas, escorra a água e lave os grãos em água corrente, retire as cascas.
4. Leve ao fogo em panela de pressão com as folhas de aipo, alho poró, o louro, o alecrim e a metade do alho, cozinhe por 30 minutos.
3. Depois de cozido, escorra a água e os temperos.
4. Liquidifique a soja com a cebola picada, o orégano, a salsa, o alho, o tofu e o molho shoyu.
5. Misture a pasta de soja com o arroz cozido, junte a farinha de rosca e o ovo. Tempere com sal e pimenta.
6. Modele o hambúrguer na mão ou no modelador.
7. Unte a frigideira com óleo. Frite os hambúrgueres.
8. Sirva com salada folhas.


Rendimento: 12 porções

Beijos temperados Cris Leite


Cris Leite – chef de cozinha

Graduada pela Universidade Internacional em Gastronomia Estácio de Sá – Alain Ducasse.

Sou professora de Cozinha Brasileira e consultora gastronômica. A paixão pela cozinha alimenta a minha alma!

Blog: www.chefcrisleite.com
Email: crisleite@chefcrisleite.com
Twitter: chefcrisleite

6 comentários:

Na Cozinha da Carina disse...

adorei mesmo!
super saudável!
pode assar ao invéz de fritar?

Chef Cris Leite disse...

Que bom que gostou Carina. Pode assar, unte o tabuleiro com azeite e asse em forno a 220ºC. Bjsss temperados

Giovanna disse...

Adoro soja!! Desde que me tornei vegetariana tenho usado bastante em receitas, tanto que até inventei uma receita de almôndega de soja!

Beijos,
Giovanna do http://desmodices.blogspot.com

Coisas da Gigi disse...

Eu já adoro soja, até leite de soja eu amo, e agora com essa delícia, hummm...

Sil Ama Boi disse...

MMMMmmmmm adorei o Hambúrquer fiz ele assado ficou delicioso ...
Parabéns as Meninas de Pantufas!!

Bjuxxx Sil Ama Boi Orkut ;)

Chef Cris Leite disse...

Meninas de Pantufa Fico muito feliz que estejam gostando das receitas... valeu!!! Bjs temperados com carinho Cris