Já não se sentiu perdido, sem idéia de por onde começar?

Já não se sentiu perdido, sem idéia de por onde começar?




No nosso dia a dia, vamos passando por cima de muitas situações, obrigações, desejos, enfim, de nós mesmos, por não estarmos prontos, preparados para resolvermos um determinado conflito ou situação.

E naquele dia que estamos com pressa, e erguemos o tapete e jogamos deliberadamente a sujeira que está no chão debaixo dele ?

Quem não faz isso em algum momento da vida? Todos nós fazemos! Muitas vezes por falta de tempo, outras por falta de condições, e outras por não estarmos preparados para arrumar essa bagunça.

Seja qual for a resposta, a verdade é que isso vai acontecer, e se esquecermos de erguer o tapete e limpar a bagunça que ficou escondida, essa bagunça vai ficar grudada no chão, cravada, mas um dia vamos ter que criar coragem e fazer uma faxina , ou podemos fazer de conta que ela não existe e continuar jogando a sujeira debaixo do tapete.

Mas o que esse texto quer nos mostrar que não queremos ver? Qual será a relação da obesidade, dos transtornos alimentares, com tudo isso?

Vendo sob a ótica da psicologia, tem muito a se pensar e refletir…. O que a comida vem tapar, preencher ou será amortecer ?

Claro que a obesidade é multifatorial, mas estou analisando a relação do emocional nesse processo, na queixas frequentes que chegam, nos relatos, das dores, das angústias que vão se somando junto com a comida engolida, muitas vezes sem prazer, mas por uma necessidade de resolver, de resgatar um prazer ou um equilíbrio a custa de comportamentos que acabam sendo de auto agressão.

A importância de se trabalhar os aspectos emocionais em um processo de reeducação alimentar é indubitavelmente necessário, pois desta forma poderá canalizar sentimentos, emoções de forma assertiva, promovendo um resgate da auto estima, do respeito para com seu eu, com o seu corpo.

Emagrecer e permanecer magro, dentro do padrão de beleza pessoal, de acordo com seu biotipo, idade e história de vida, pois isso é o real, nossas heranças, traços e estruturas de nossa família.

Esse é o nosso eu, digno de respeito, de amor e de carinho e não fotos ou imagens de mulheres magérimas, que se maltratam, que sofrem, para se manterem dentro de um ideal de beleza.

A nossa meta é ser feliz com o nosso possível, claro que dentro de um processo adequado e saudável.


E lhes pergunto: Por onde começar? Por você mesma!


Luciana Kotaka

Luciana Kotaka


Luciana Kotaka – Psicóloga Clínica
Olá, sou Luciana Kotaka ,algumas já me conhecem outras não, sou Psicóloga Clínica, filiada a ABESO, Associação Brasileira de Obesidade e Síndrome Metabólica, pós graduada em Obesidade e Transtornos Alimentares e o foco do meu trabalho é emagrecimento e manutenção de peso e também os transtornos como anorexia, bulimia e compulsão.

Por: Luciana Kotaka
Psicóloga Clínica Silvia Luciana Kotaka
CRP- 08/06502-1
Psicóloga Clínica Transtornos Alimentares
Emagrecimento e Manutenção de Peso
Blog: blog.comportamentomagro.com.br
www.comportamentomagro.com.br

3 comentários:

Diário de Mil Folhas disse...

oi gurias, fiquei bastante surpresa com esse post que transcende a opiniao e o diário pessoal de blogs diet. Quem acompanha o Light Wishes, percebe que eu super levanto a bandeira a bandeira da enfase psicológica. Muitas gurias sabem o que é uma dieta equilibrada, mas nao o fazem por questoes psicologicas. Penso que pela autoestima, as gurias podem voltar para o equilibrio e o controle alimentar. Esse post faz a grande síntese. Bjos

Drica disse...

A verdade de qualquer forma de compulsão é que ela se baseia sempre em algo que tememos e não consegumos identificar... as vezes sinto tanto medo que doi me mover... e então me fixo em algo e faço aquilo constantemente até passar... para mim ainda é inevitável... mais continuo tentando...

Coisas da Gigi disse...

Dra Luciana o meu problema não não querer fazer uma dieta, mas ociosidade, melhor dizendo a falta de exercícios, com a síndrome do pânico não tem como eu sair nem pra andar por onde moro, daí percebi que está me trazendo alguns problemas, como ficar cansada facilmente, as pernas doerem por até um subir de escadas e tal.