Comida de mãe tem sabor de carinho

Comida de mãe tem sabor de carinho


Não é segredo pra ninguém que a pessoa que me apresentou o prazer de cozinhar foi minha mãe. Foi observando minha mãezinha que percebi que comida gostosa não se prepara só com as mãos, é preciso usar o coração! Foi com ela que aprendi a transformar o alimento em carinho. Mãezinha linda, OBRIGADA!


Nada melhor que ganhar o colo da minha mãe Maria



Posso afirmar que comida de mãe tem sabor de carinho. Um sabor que nunca se esquece. No filme Ratatouille uma cena (pra mim a melhor do filme) traduz exatamente isso: o temido e renomado crítico gastronômico Anton Ego come o ratatouille preparado por Remy. A expressão de prazer do crítico Ego é emocionante. O sabor do refogado de legumes o faz viajar no tempo, quando ainda de calças curtas comia as delícias preparadas por sua mãe. A comida é um meio de transporte delicioso para as viagens de nossa memória gastronômica.





A maneira como nossas mães nos alimentaram na infância, como elas nos ajudaram a formar nossos hábitos alimentares define o que comemos na vida adulta. A formação da nossa identidade gastronômica é formada na infância. Mesmo aquelas mães que não cozinham desempenham esse papel.

Peço licença as meninas pantufas para homenagear minha mãe publicando uma receita que faz parte dos meus sabores de infância: Bolo de Fubá com Coco.




Até o nosso próximo encontro temperado! Estarei aqui na cozinha pantufada de plantão aguardando seu comentário, dúvida ou sugestão.

Um Domingo Temperado com Carinho para as Mães Pantufadas!
Cris Leite



Bolo de Fubá com Coco

Ingredientes:

Fubá de milho - 480 g
Farinha de trigo - 240 g
Ovos - 3 unidades
Açúcar refinado - 600 g
Coco ralado - 200 g
Fermento em pó - 20 g
Manteiga sem sal - 150 g
Leite integral - 240 ml
Manteiga sem sal p/ untar a forma – 20 g
Farinha de trigo p/ enfarinhar a forma – 40 g

Segredinho da minha mãe: a calda

Leite de coco - 200 ml

Açúcar refinado - 60 g
Coco ralado p/ polvilhar – 80 g

Modo de Preparo:
1. Pese os insumos.
2. Peneire o açúcar, a farinha de trigo e o fubá de milho.
3. Bata as claras em neve. Reserve.
4. Bater a manteiga com o açúcar e as gemas na batedeira até dobrar de volume.
5. Acrescente aos poucos a farinha de trigo, o fubá, o coco, o fermento e o leite.
6. Desligue a batedeira, incorpore as claras batidas delicadamente à massa.
7. Unte e enfarinhe a forma. Coloque a massa do bolo.
8. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 40 minutos.
9. Quando o bolo estiver assado, retire do forno ainda quente, regue o bolo com a calda.
10. Desenforme morno, polvilhe com o coco ralado.



O Ministério da Saúde recomenda comer sem moderação e adverte: esse bolo faz bem pra alma!


Beijos temperados Cris Leite


Cris Leite – chef de cozinha

Graduada pela Universidade Internacional em Gastronomia Estácio de Sá – Alain Ducasse.

Sou professora de Cozinha Brasileira e consultora gastronômica. A paixão pela cozinha alimenta a minha alma!

Blog: www.chefcrisleite.com
Email: crisleite@chefcrisleite.com
Twitter: chefcrisleite

3 comentários:

Coisas da Gigi disse...

Ai que delícia, amei, e olha tudo o que sei na cozinha foi minha mãe que me ensinou, porém a comida dela é sempre mais gostosa!

Coisas de Meninas disse...

Deu agua na boca.. :o)~

Caroline Schneider disse...

Amadaaaaa! Saudades de ti!
Beijo no coração!