Sobrepeso x Autoestima



Sobrepeso x Autoestima

(Por Marino Mirante)





Há uns meses, uma amiga me contou sobre um email que havia recebido de um grupo do yahoo sobre assuntos exclusivamente femininos. Neste email, a moça confidenciava às amigas da lista sobre um drama que muitas mulheres passam. Havia sofrido muito por estar com sobrepeso e, por algum tempo, acreditava que o marido gostava menos dela por conta disso e acabou deprimida. Se recusava a conversar com o companheiro sobre o assunto porque ele não acreditava que um dia ela pudesse chegar a ser magra.


A questão que me veio à mente naquele momento era se o fato realmente importava para o marido. Segundo a moça, o marido dizia que a amava, mas ela não dava nenhum motivo pelo qual aquele drama não poderia ser compartilhado com a ele. Me perguntei se o fato dela estar acima do peso ideal era um problema para o marido.

Talvez a autoestima dela estava tão afetada por isso que qualquer elogio à sua aparência passaria despercebido. Talvez houvesse algum outro problema que a deixasse insegura.


Diariamente, somos bombardeados por imagens de mulheres exuberantes. Com físicos extramente bem cuidados, produtos de horas em academia que, infelizmente, nem todos tem a disposição. A invasão destes padrões de beleza nos lares, ao que me parece, tem afetado muito mais as garotas do que os homens porque elas sim são consumidoras das roupas, dos acessódios, dos cabelos, das maquiagens, dos calçados.

As roupas criadas pelos estilistas são feitas para mulheres irreais sob a desculpa de que as modelos não interfiram em suas criações. Acontece que corpos das mulheres com quem convivemos são muito diferentes daqueles que vemos em desfiles, revistas, jornais, TV, etc. As mulheres ‘reais’ têm curvas (às vezes até um pouco mais) e são tão exuberantes quanto os padrões impostos.

Não há perfeição na aparência, feminina ou masculina. A autoestima é afetada porque, ao olhar no espelho, não se vê o que há de bom. E nós, homens, deveriamos fazer um pouco mais da nossa parte. Sempre há o que se elogiar em uma mulher. SEMPRE. Quando é esposa ou namorada então, mais ainda. Do contrário, nem haveria nem relação. Hoje me pergunto se aquela moça do email deixou de sofrer e torço para que sim. Toda mulher feliz é bela. Mesmo acima do peso.




Marino Mirante, 29 anos. Um observador do comportamento humano, pitaqueiro em todas as horas e um apaixonado diagnosticado." @mirante

5 comentários:

Anônimo disse...

TODOS os homens deveriam pensar da mesma forma.

PRODUTOS QUE FAZEM MINHA CABEÇA disse...

Ola querida, conheci seu bog atraves do Vila Mulher, adorei, passa no meu que ta rolando um sorteio até novembro, é um kit de maquiagem.
Bjs
Lucy
http://produtinhosnocabelo.blogspot.com

Mariane disse...

É muito difícil, no mundo que vivemos hoje em dia, ser feliz e satisfeita se estamos acima do peso!

Já sofri muito com isso, mas hoje decidi que devo me sentir bem! Quem dita as regras somos nós, certo? :D

Beijos!

Paola disse...

adorei o texto e seu blog!!!
parabéns!!!
Quando tiver um tempinho, passa no meu blog www.issoaquiloeaquilomais.com (ele ainda é recém - nascido rsrsrsrs)
bjus,
Paola

Simone disse...

Nossa!!! Seu blog é demais, estou adorando.
parabéns pelos temas abordados, eu precisava ler isto.
Bjs