Sete segredos de Saúde


Sete segredos de Saúde –
Segundo a Medicina Chinesa, Yoga & Chi Kung




1°- Dormir de Noite

Somos animais diurnos. Pessoas que vivem distantes dos centros urbanos,como os camponeses, espontaneamente dormem cedo e acordam com o amanhecer. Eles seguem o relógio biológico situado no núcleo supraquiasmático, no hipotálamo,que determina que é assim o nosso ritmo na natureza. Como o advento da luz elétrica,corrompeu-se o nosso sensor luminoso, e o sono e a vigília se confundiram.

Quando a gente contraria a natureza,acaba pagando algum preço na chama que dá a nossa vivacidade.

Procure dormir durante a noite, de seis a oito horas seguidas, para acordar com uma aparência descansada e a atenção viva. Quando dormimos mal, acordamos com ares de fadiga e tornamo-nos mais sujeitos a desequilíbrio energéticos e orgânicos.

É sobretudo a noite que os nossos fantasmas saem e é aí que afloram a maioria das angustias e compulsões. É comum a fome noturna e o corpo sabe que a comida, principalmente quando em excesso, seda.

Caso sinta insônia, faça uma ceia frugal (com torrada, geléia iorgute ou chá), tome um banho morno, aninhe-se na cama, mesmo sem sono. Desligue a televisão, fique em silencio e aquiete-se, que o sono virá. Nem que seja com o tempo.


2°- O Despertar Matinal

Ao acordar, olhe-se no espelho. Olhe em seus olhos e deseje uma coisa boa para você mesmo. Como rotina de higiene, escove os dentes, limpe a língua e depois beba um copo de água. A limpeza da língua é essencial para se ter um bom hálito e evitar a retração das gengivas. Uma língua revista por camadas espessa (saburra) branca ou amarelada significa fonte de bactérias que causam gengivites e halitose. A escovação da língua deve ser feita com uma escova de cerdas macias (para não arranha-las) e pasta de dente.

Limpar a língua é um hálito milenar entre os indianos. Atualmente temos ¨limpadores de língua ¨a venda em farmácias comuns.
Beba um copo de água em jejum; isso ajuda na limpeza dos rins, dos intestinos, do sangue e das secreções que acumulamos na garganta ao longo da noite.

Evite água gelada pela manha. Ela pode gerar mucos e pigarro.

Cultive o bom humor matinal. Ele abre portas para um bom dia.ja o mau humor tranca o rosto, as costas e o livre fluxo de energia.

Sorrir com a boca relaxa os músculos da face; sorrir com os olhos relaxa o sistema nervoso.


3°- Movimente-se


“Em água corrente não pára mosquito” é um ditado original.

O sedentarismos gera estagnação de gorduras nos vasos sanguíneos, obstrução, retenção de liquido, toxinas, fermentações, gazes e fezes em nosso corpo.

Este provérbio original quer dizer que,se na nos movimentarmos,daremos as mais diversas mazelas em nosso corpo.

Exercícios respiratórios limpam os brônquios, expandem as áreas dos pulmões e ajudam a eliminar o muco.

Assoe o nariz ao acordar e busque ao longo do dia ter mais consistência de sua respiração. Quem está em harmonia tem a respiração predominantemente abdominal, já o ansioso tem a respiração toráxica. É importante movimentarmos as articulações e os músculos para a vida em nosso corpo.

E mais: só engula os sapos absolutamente necessários.

Sapos mal digeridos geram estagnações e nós na garganta, no peito e nas costas, que são expressões dos bloqueios ao livre fluxo de energia.


4°- Atenção a sua Barriga


A barriga é o nosso centro.Barriga grande significa dispersão da forma e maior possibilidade de descontração, preguiça e cochilos em horas impróprias. Grandes abdomens geram maior probabilidade de doenças cardiovasculares e câncer.

Para diminuir o volume do abdômen ou evitar o seu crescimento,evite comer em excesso. Procure fazer seis pequenas refeições ao dia: Café da manha, merenda,almoço, lanche, jantar e uma pequena ceia antes de dormir. O objetivo é, com isso evitar a digestão sem sobrecarregar o aparelho digestivo e, com isso, evitar a estagnação de alimentos.

Evite beber mais de 250 ml de liquido nas refeições principais e, sobretudo ,bebidas gasosas, inclusive a água com gás. Gás não engorda, mas dilata o estomago e as algas dos intestinos. Para evitar gases: mastigue mais lentamente e beba chá de hortelã após as refeições.

O funcionamento do intestino deve ser diário. Evite a prisão de ventre e com isso a retenção de toxinas e aumento da possibilidade de colite e câncer de reto. Para tanto, coma mais saladas, fibras, ameixas, damasco e mamão.

Cuidando da barriga, a gente cuida também da nossa cabeça, da coluna e dos joelhos.

Guloseimas afagam o nosso sistema nervoso, mas, em excesso, minam a nossa saúde.

Quando falo de guloseimas, refiro-me às preparações culinárias que envolvem laticínios, chocolates, gorduras e açúcar.

Guloseimas devem fazer parte da nossas vidas, mas como brindes, em poucas quantidades, e as vezes.


5°- Coma frutas e Hortaliças


As frutas são alimentos que mais depuram as nossas toxinas. As Frutas nos limpam e ajudam a nos aproximar de nossas essências. Elas facilitam o processo de interiorização e meditação. Seus líquidos e pigmentação são diuréticos, ao mesmo tempo que nos hidratam e dão viço a pele e ao olhar .

As hortaliças, ou seja, os vegetais habitualmente cultivados em horta, também possuem efeito depurativos e nos protegem contra os excessos de radicais livres.

Frutas e hortaliças são alimentos antioxidantes que neutralizam os radicais livres e as toxinas que geramos com o nosso estressse, com os maus hábitos e com o próprio processo de passagem de tempo e envelhecimento.

Beba pelo menos dois litros de água ao dia. A água nos lava, facilita a entrada de nutrientes nas células e a saída de toxinas de nosso organismo.

E, alem disso: Só coma quando estiver tranqüilo. Respeite o seu corpo e, caso esteja agitado, aquiete-se primeiro e só depois coma.


6°- Seja útil e queira sempre aprender


A criação é uma dádiva, a principio ao alcance de todos.

Criar significa transformar, trabalhar ao realizar algo. Temos que criar enquanto houver vida. A criação dá força a chama da vida. Podemos criar uma arte, um quadro, um bordado, uma musica, um filho, um trabalho. O trabalho nos dá direção.

Trabalhos manuais nos ajudam a manter viva a conexão entre os movimentos finos e o cérebro.

Devemos buscar aprender sempre. Para os que já estão satisfeitos com o grau de escolaridade que alcançara, procurem aprender uma língua estrangeira ou a pratica de uma arte.

Mantenha sempre contato com jovens e crianças para que os conceitos não se estagnem. Os choques de gerações mexem com os conceitos e diminuem os preconceitos.

Para entrarmos em harmonias com o processo criativo do universo e com o criador, devemos ser úteis. O ócio corrompe o nosso sossego e gera tristeza.

Cuidar de algo ou alguém aquece a nossa chama da vida.

Quando, muitas vezes, aos olhos dos outros, estamos recebendo.


7°- Ame-se


Ame-se. Cuide-se. Respeite-se.

Com amor, cuide bem do seu corpo porque ele, como uma madeira que alimenta o fogo, é o suporte da sua energia.

Só dê o que puder dar, porque quando se dá o que não se tem, acaba-se seco o estômago.

Quando a exigência externa for maior que a sua capacidade de doação, diga não, dê prazer, e só depois, doe-se novamente.

Atente aos seus limites. A maioria das doenças começa com a combinação de muitas obrigações e pouco prazer, ou seja, muito trabalho e pouca recompensa.Em contrapartida, não se esqueça de respeitar o limite alheio para não minar a chama do próximo. Cuide de algo ou de alguém, porque cuidar significa propagar a vida.



2 comentários:

Nina-Khos disse...

oiee!
estou fazendo um sorteio no blog!
adoraria sua participação =D

http://nina-khos.blogspot.com/2011/06/super-sorteio-do-blog-para-comemorar.html

OBRIGADO...BEIJOS

Gi disse...

Adorei o blog!!!

Passa lá no blog que tem post novo!!! Além disso estão rolando 2 SUPER SORTEIOS, SORTEIO MOROCCANOIL E SORTEIO MAISON JOLIE!!!

www.pimentaroja.blogspot.com

Bjoss

Gi